Regiões

Dom Francisco da Mata Mourisca vai ser enterrado no interior da Sé Catedral

António Capitão | Uíge

Jornalista

O bispo emérito da igreja católica, Dom Francisco da Mata Mourisca, falecido no dia 16 de Março do corrente, vai ser enterrado sábado, no interior da Sé Catedral da Diocese do Uíge, localizada na intersecção entre as ruas do Comércio, Dr. António Agostinho Neto e avenida do Café, segundo apurou hoje o Jornal de Angola.

21/03/2023  Última atualização 14H51
© Fotografia por: FILIPE BOTELHO
A tumba está já a ser construída na ala direita da entrada principal da Sé Catedral, tendo as paredes e o fundo devidamente compostos, cujas obras estão bastante avançadas, faltando apenas serem concluídos os trabalhos de reboque das paredes e formação do tampo de acabamento, como se pode entender.
Um dos técnicos, que participam nos serviços de levantamento da campa, disse ao jornal de Angola que "até amanhã, quarta-feira, tudo vai estar pronto para podermos depositar os restos mortais de Dom Francisco da Mata Mourisca à sua última morada”.
Segundo o programa das exéquias fúnebres, os restos mortais de Dom Francisco da Mata Mourisca devem chegar à cidade do Uíge, proveniente de Luanda, já na quinta-feira, ao princípio da tarde, sendo recebido no aeroporto Manuel Quarta Punza, por clérigos, sacerdotes, fiéis católicos, entidades governativas, eclesiásticas, tradicionais, políticos e a população local.
Na sexta-feira, de acordo ainda com o mesmo programa, vai ser realizado um velório assim com cerimónias de homenagens, que se seguirão ao seu enterro marcado para sábado.
Ao princípio da manhã de sábado a urna de Dom Francisco da Mata Mourisca vai percorrer um breve cortejo fúnebre de cerca de 50 metros até a Sé Catedral onde o malogrado vai ser sepultado no seu interior.
O edifício da Sé Catedral do Uíge começou a ser erguido em 1969 por orientação de Dom Francisco da Mata Mourisca, um ano depois da sua ordenação à Bispo católico nesta região, aquela que é considerada uma das suas sua icónica obra do seu sacerdócio.
Durante o seu consulado, Dom Francisco da Mata Mourisca mandou construir várias infra-estruturas que hoje servem de património da igreja, com destaque para o Instituto Médio Normal de Educação (IMNE), o Seminário Maior de São Francisco, as paróquias de Santa Cruz e Kilala,  na cidade do Uíge, a paróquia do município do Puri, a fazenda de Negage, entre várias outras obras.
Segundo várias informações prestadas por devotos católicos, contactados na cidade do Uíge, Dom Francisco da Mata Mourisca sempre manifestou o seu desejo de ser sepultado em Angola, embora sendo cidadão português. "sou cidadão português, mas é no Uíge onde fiz a minha grande família. É aqui que devo ser enterrado, depois de morrer".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões