O Papa Francisco criou uma nova Diocese para Angola, a da Ganda, na província de Benguela, tendo designado Dom Estêvão Mbinga como o seu primeiro bispo.
"Com muita alegria acolhemos o novo bispo da Diocese da Ganda”, disse Dom Jaka, além de garantir o acompanhamento em todas as fases de preparação do novo bispado até à cerimónia da tomada de posse.
Dom António Jaka adiantou que a Igreja da Ganda vai ser transformada em Sé Catedral. "O bispo designado deve moldar a Diocese e já temos as condições necessárias para o início da actividade episcopal”, disse.
O objectivo das novas dioceses, disse, é aumentar a proximidade com os fiéis. "Esperamos que se criem outras dioceses em Angola. Depois de Luanda (que também tem a de Viana), Benguela é a segunda província com duas dioceses”, realçou Dom Jaka, acrescentando que é um marco histórico da Igreja.
O prelado informou que a Diocese de Benguela tem 50 anos de existência. "Apesar dos anos, ainda é muito nova. A designação do novo bispo e a criação da nova Diocese é um marco histórico para a província, em particular, mas, também, para o país, em geral”, reconheceu, além de referir que actualmente há mais de 400 párocos em Benguela.
Proximidade
O bispo Dom Estêvão Mbinga agradeceu a todos pelo apoio e disse estar feliz por ser escolhido para estar à frente da Diocese da Ganda. "A aposta é a proximidade, que vai exigir ir mais ao encontro das pessoas”, ressaltou.
Sobre os desafios, reconheceu que são vastos, por ser uma nova Diocese, que começa, quer a nível infra-estrutural, quer da estrutura organizacional. "Há zonas que são de difícil acesso, mas vamos fazer de tudo para que a igreja possa lá chegar”, disse Dom Estêvão Mbinga, natural de Tuei, Huíla, onde nasceu a 2 de Setembro de 1966.
Prelado disse que vai trabalhar mais com as comunidades
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs meios das Forças Armadas Angolanas (FAA) vão apoiar a mobilidade aérea dos recenseadores nas zonas de difícil acesso por terra, garantiu, domingo, na cidade do Lubango, o coordenador do Grupo Técnico Provincial do Censo 2024.
O Tribunal Supremo e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa assinaram, esta segunda-feira, em Portugal, um protocolo de cooperação para prestação de apoio científico, formação de juízes.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.