O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
Os “Sona, desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda-Cokwe, do Nordeste de Angola, vão ser elevados, esta terça-feira, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, em Kasane, no Botswana.
O festival DocLisboa, ontem apresentado, conta com vários retratos e histórias de vida, da escritora Margarida Tengarrinha ao compositor Wang Xilin, da cineasta Agnès Varda ao encenador Luís Miguel Cintra, que são vislumbres do passado e registos de contemporaneidade.
A21ª edição do festival DocLisboa está prevista para de 19 a 29 de Outubro e a programação foi revelada ontem na íntegra, depois de, nas últimas semanas, terem sido anunciados vários destaques.
A competição portuguesa conta com nove filmes, a maioria em estreia mundial, entre os quais "Clandestina”, documentário de Maria Mire sobre a escritora, professora e resistente antifascista Margarida Tengarrinha, e "Fogo no Lodo”, de Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca, sobre Unal, "uma aldeia de produtores de arroz que foram os primeiros a envolver-se na revolta armada contra o colonialismo português na Guiné-Bissau”.
A extensa programação é atravessada por outros retratos documentais, como "Verdade ou consequência?”, de Sofia Marques, sobre o encenador Luís Miguel Cintra, "Ospina Cali Colômbia”, de Jorge de Carvalho, que recupera um encontro com o cineasta Luis Ospina em Lisboa, e "Big Bang Henda”, de Fernanda Polacow, sobre o artista angolano Kiluanji Kia Henda.
Anteriormente, o festival tinha já anunciado uma retrospectiva sobre cinema produzido nos Estados Unidos nos anos de 1930, nos anos de recuperação da "grande depressão” da economia americana.
É o retrato de uma época em que "uma aliança de cineastas radicais lutou para criar um novo género de documentário social”, com filmes de realizadores como Joris Ivens, Paul Strand, Pare Lorentz e Elia Kazan, explica a organização.
O DocLisboa contará ainda com, entre outros, "Theater of Thought”, de Werner Herzog, "Menus Plaisirs - Les Troisgros”, de Frederick Wiseman, "Portrait of Gina”, um filme-piloto de Orson Welles sobre a actriz Gina Lollobrigida, e "Viva Varda!”, de Pierre-Henri Gibert, sobre a realizadora belga Agnès Varda.
Destaque ainda para o filme luso-brasileiro "Diário de um crime”, de Pavel Tavares: "O que é um documentário (um documento sobre a realidade) para alguém sem documentos? O filme grita o absurdo da burocracia”, refere a sinopse.
Entre as actividades paralelas ao festival, está previsto um debate sobre novas perspectivas para a co-produção entre Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa.
A abertura do DocLisboa será com o filme "Man in Black”, de Wang Bing, sobre o compositor e dissidente chinês Wang Xilin, de 86 anos, que foi convidado a estar em Lisboa.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA primeira pedra para a construção da Casa do Artista e Palácio da Música e do Teatro, na antiga instalação da Assembleia Nacional, em Luanda, foi lançada, sexta-feira, pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, marcando, desta forma, o início das obras daquele espaço cultural.
O artista angolano Barceló de Carvalho, Bonga Kwenda, recebeu, na noite de quinta-feira, em Paris, o Grande Prémio da Música do Mundo, durante um espectáculo integrado na cerimónia anual da entrega de prémios da Sociedade Francesa de Direitos de Autor (SACEM).
Uma década depois da morte de Nelson Mandela, uma exposição de aniversário intitulada “Mandela está morto” foi inaugurada, esta sexta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, pela Fundação do antigo presidente sul-africano.
Sabine Adeline Fanta Yadang, 32, doutora em neurociência, e Hadidjatou Daïrou, 33, doutora em fisiologia celular superaram o preconceito social e ganharam o Prémio L'Oréal-Unesco de Jovens Talentos para Mulheres na Ciência pelo trabalho sobre o poder das plantas medicinais.
O secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos, cumpriu, esta terça-feira, na província do Huambo, uma jornada de trabalho para se inteirar do estado das obras do futuro Centro de Bio-veterinária e da Fábrica de Produção de Vacina Animal.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
A presidência em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), actualmente de São Tomé e Príncipe, apelou, esta terça-feira, ao respeito pelos princípios do Estado de direito democrático e da separação de poderes, na Guiné-Bissau.
A cidade de N'dalatando, na província do Cuanza-Norte, realizou, na segunda-feira, o acto de abertura de entrega de Fundos às Escolas de Campo de Agricultores (ECA's), no âmbito das actividades do Projecto de Reforço de Resiliência aos Pequenos Produtores (SREP).