Sociedade

Docentes recebem guias de colocação

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

Trezentos e cinquenta novos professores do I Ciclo e Ensino Primário na província da Lunda-Sul apurados, no ano passado, no concurso público do sector da Educação, receberam, na quarta-feira, na cidade de Saurimo, num acto simbólico, as guias de colocação.

12/04/2024  Última atualização 11H34
Docentes recebem guias de colocação © Fotografia por: Arquivo
A cerimónia, que foi prestigiada pelo governador provincial da Lunda-Sul, Daniel Neto, realizou-se em Saurimo.

Na ocasião, Daniel Neto aplaudiu o mérito do novo grupo de docentes apurados no concurso de ingresso externo da Educação, de um total de mais de sete mil candidatos inscritos.

O governador pediu aos professores o profissionalismo e o compromisso moral na transmissão de conhecimentos aos seus alunos nas localidades onde foram colocados e aconselhou a evitarem rapidamente as solicitações de transferências para a capital da província.

O director do Gabinete Provincial da Educação na Lunda-Sul, Canhinguiquine  Candondolo, garantiu que, com a integração dos novos professores, a província conta, actualmente, com cinco mil, duzentos e noventa docentes, repartidos em 181 escolas.

Para o director da instituição, as vagas preenchidas permitiram superar o défice de quadros geridos pelos Institutos Técnicos Agrários e de Saúde.

Raquel Samungolo, uma das novas professoras, entre os 350 no sector, foi colocada na escola do I Ciclo do município de Saurimo, onde vai leccionar a disciplina de Inglês. Para a nova docente, a guia na mão representa o primeiro passo na concretização do sonho de um emprego.

Como Raquel Samungolo, outros professores foram colocados noutras localidades da província da Lunda-Sul.

Durante o acto da recepção das guias, os novos prometeram diante do governador, Daniel Neto, trabalhar arduamente para o desenvolvimento da província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade