As províncias do Cuando Cubango e do Moxico são as regiões onde a desflorestação é mais crítica, em todo o país, devido à exploração excessiva de madeira revelou, esta quarta-feira, o Instituto para Cidadania Mosaiko, em Menongue.
O engenheiro e docente universitário Felisberto Fato advertiu, numa palestra dirigida a estudantes e jovens amantes das Tecnologias de Informação, que as exposições excessivas nas redes sociais podem facilitar ataques físicos ou cibernéticos.
Felisberto Fato, que falava numa palestra sobre cybersegurança, promovida pelo Gabinete Provincial do Huambo dos Registos e Modernização Administrativa, em alusão ao 17 de Maio, Dia Mundial da Internet, das Telecomunicações e Sociedade de Informação, explicou que a excessiva ‘postagem’ das acções nas redes sociais pode resultar em ataques físicos.
"Os crimes cibernéticos são poucos conhecidos, principalmente à luz do novo Código Penal, por isso é importante que as pessoas estejam juridicamente enquadradas sobre como proceder em caso, por exemplo, de serem alvo de "fake news” (falsas informações) e de burlas cibernéticas”, disse Felisberto Fato.
O docente universitário aconselhou a população no sentido de usar correctamente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que permitem a partilha de informações, o teletrabalho, teleeducação, telemedicina, entre outras funções.
Ao dissertar sobre os benefícios das TIC no combate ao desemprego, o economista Júlio Tchimbilundo de Paiva recomendou aos jovens a traçarem princípios de garantia, crescimento económico e autonomia de telecomunicações. "Temos que compreender que, a partir dos serviços digitais, conseguimos montar negócio legal, muitas vezes sem sair de casa”.
Segundo o director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa e promotor do evento, Abel Victor Lukamba, além de ciclos de palestras, criou-se a segunda feira tecnológica, no âmbito do Dia da Internet, que juntou mais de 80 expositores. Referiu que mais de três mil pessoas visitaram 63 tendas de exposições na segunda edição da "Feira Huambo 2023”, sob o lema "Responsabilização dos serviços digitais para a melhor inclusão tecnológico”, realizada de 19 a 20 do corrente mês, no pátio adjacente ao Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnen.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO melhor acesso aos serviços de educação, saúde, energia e água foram algumas das principais recomendações apresentadas pela população da província do Cuando Cubango, hoje, no Fórum de Recolha de Contribuições para a Elaboração do Orçamento Participativo.
O turismo é um importante segmento com indicadores para a diversificação da economia, no Lobito, porque promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda, afirmou, esta quarta-feira, o economista Stover Ezequias.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.