Cultura

Do velho para a diáspora

Augusto Cuteta

Jornalista

Bom dia, filho. Como estão aí na França das europas? Estou a escrever essa mensagem porque neste ano ainda não falamos. Não ligaste e fiquei preocupado. Sabe que não posso te ligar, por causa dos nossos saldos caríssimos. Cinco minutos acaba 'mbora já a pensão do antigo combatente.

24/01/2021  Última atualização 14H17
escrever essa mensagem © Fotografia por: DR
Cá, estamos bem. Pedi ao filho da tua irmã para dar e-mail dele para te escrever. O miúdo está a estudar bem no ensino médio e diz que não é e-mail. É endereço electrónico. E-mail é a mensagem que mandamos. Aí, nas europas, os teus brancos também dizem isso como ele? Se for verdade, como é que nossos doutores e tudo andam a confundir e-mail e endereço electrónico?

Apesar dos pesares, estamos bem. Tua irmã ainda está a ganhar lá um pouco de juízo. Os teus sobrinhos também estão com saúde. Maka são mesmo só as mesmas makas que temos como sempre. Falha na energia, lixo sem recolha, buracos nas estradas, obras começam e não terminam, muita poeira, delinquência, gatunagem dessa miudagem, falta de água, enfim. Até a chuva também quer parar de nos dar confiança.

Este ano, em Luanda e em muitas outras províncias São Pedro ainda não fez sentir o ar da sua graça. É bom, em parte, pois, sabe que cá, quando chove, é um "Deus nos acuda”. Mas, por outra, precisamos de água para molhar os campos. Na verdade, meu filho, é só vergonha de te escrever isso e depois teus brancos aí lerem isso, mas a água da chuva, cá entre nós, serve para muitos como água mineral!
Meu filho, envia alguns euros. Minha miséria dos antigos combatentes é só Jesus! É só luta à toa nos bancos, nem vai meia semana, dinheiro já voou. Sem cabaz, tua irmã, também com as makas com o marido, nem nos trouxe o bacalhau. Praticamente, não comemos o Natal.

Todas as famílias só estiveram a lutar para chegar neste 2021. A Covid-19 tirou a banga às pessoas. Compramos lá qualquer roupita, mas era mesmo só de se enfeitar aqui no quintal. Música alta estava proibida. Dançar não se podia, para evitar encostar nas pessoas. Até aqueles meus toques que você me deixou com ele, meu filho, vou esquecer só. Então, aquela miúda, filha da vizinha coisa, não estava a vir me convidar para dançar! Queria tarraxinha, sacana d’um raio! Me viu sair do banco buscar essa miséria que nos dão. Lhe dei um bom "dibabelo” e sumiu das minhas vistas. Essas mijonas estão perigosas! Te sopram nos ouvidos. Te chulam todo o "kitadi” e vai gastar com miúdo dela igual. O miúdo é o namorado e você, mais velho, é o papóite do arraso, que paga tudo e, por isso, te dão uns beijinhos e umas "agora aguenta” e pronto.

A propósito, mano, andas a ver os noticiários daqui? Então, estão a se esfaquear. Meninas pequenas é que estão a deixar dezenas de buracos em homens com idade de avôs nas pensões! Não é essa miséria que nos dão nos antigos combatentes. É pensão dessas aí de dormir lá. Mas, aqui servem para irem se fazer só os  suadores!

Os táxis, também, andam a sair das estradas para matar e ferir pessoas nos passeios. E nas pensões é se matarem. Agora, aquele que fala pelos "poliang” - não estás a ver esses que falam o que o chefe manda ou quer ouvir, tipo é papagaio? - está a recomendar que se mostre bilhetes de clientes antes desses entrarem para avançar com as "coisas”! E a população estava a acusar de "ngombirito” da menina senhor general alheio morto que faleceu já no ano passado!

Mano, aqui tem conversas. Ouviste do caixão? Foram depositar junto ao Manguxi, ali no Largo da Dipanda. Esses "monandengues” estão a perder o medo! Também os polícias estão só lhes olhar. Não lhes dão porretes para serem notícias nas europas, onde lhes transformam em verdadeiros heróis. Estão a andar ‘mbora tipo são amigos que estão a fazer caminhada para queimar calorias.
Não sei aí vocês, mas aqui confusão nos bancos para tirar dinheiro acabou. Nem mesmo nos tais multicaixas! O miúdo está a me corrigir para escrever caixa automático. Disse que multicaixa é o cartão. Esse teu sobrinho, também! Mas, verdade é que esquecemos 'mbora que      Janeiro é mês pesado.

Você, cuidado com esse corona vírus. Aí, nas europas está duro. Na nossa África, principalmente, na terra de Mandela, não está nada bom, também. Mas, "Nzambi mukua Ngola”. Cá, na banda, estamos com técnicas tão avançadas, que só curamos já acima dos 500 por dia. Há dias seguidos que ninguém morre dessa doença!

Não estamos a dar mimos no vírus. Aqui, forma de correr com a Covid-19 está parece é o desrespeito das normas, acho! Essa nossa gente teimosa não escuta bons conselhos e, por isso, não usa bem as máscaras. As pessoas estão aos montes nas ruas, nos mercados, nas paragens, nos autocarros, nos candongueiros. Todos misturados, porque acham que são protegidos de Deus. Antes, a polícia dava "tungo”, mas se cansaram, filhos alheios. Também as multas ninguém está a pagar. Assim, cabrito amarrado come em qual capim?
Os "poliang” não querem mais aparecer nas rádios e nas TV a lhes acusarem de violar direitos humanos!

Mano, o menino quer computador dele, onde anda me ensinar lá a dominar essas novas tecnologias. Também só uso ainda um dedo de uma mão, mas vou melhorar. O mundo está a evoluir mesmo. A tal net, desde que se meteram nos jindungos, é que anda só mal aqui. Ora cai, ora levanta. Teríamos já nosso Angosat 1, mas, deixa só. Pai alheio, que lhe mandaram nos fazer negócio lá nas rússias, para termos satélite, foi aceitar trabalho de estar no sítio dos bagos vermelhos. Não sei se o bocado de café e o feitiço vão sumir, também!

Fica já bem, mano. Espero que respondas. Na próxima semana, teu sobrinho vai me instalar Facebook e WhatsApp no celular. Assim, não chateio mais teu sobrinho, que vai andar a levar já o irmão dele pequeno para a escola. As aulas dos mais pequenos vão retomar já, em Fevereiro.

E, não esqueça de tratar aí o BI. O Governo já vai instalar aí, em França, postos para tratar documentos. Fica atento, mano. Não vai precisar vir aqui. E, se vier, vai ‘mbora ficar no Sumbe. Disseram que vão acabar com a poeira.
Pronto. Estou já sair, para o miúdo enviar o e-mail. Aí, usa ainda os teus amigos das europas para nos encontrar aqueles milhões de dólares e de ouros escondidos lá fora. Nem sabemos se é nosso ou não. As nossas procuradorias e os sics ainda não nos sabularam nada! Estamos nas especulações.

Também, mano, aqui temos já importação de bons hábitos das europas. Se acusam, se falam mal, ministro estão a dizer que vai pensar já pôr cargo à disposição. Estamos sempre a subir!
Vamos manter contactos, em breve. Beijos e fica bem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura