Cultura

Divulgados os vencedores do Prémio Carlos Paredes

O Sexteto Bernardo Moreira e o fadista Duarte são os vencedores do Prémio Carlos Paredes 2022, respectivamente pelos trabalhos 'Entre Paredes' e 'No Lugar Dela', foi ontem divulgado.

16/03/2023  Última atualização 08H05
Fadista português Duarte © Fotografia por: DR

A decisão do júri foi "unânime”, realçando a "grande qualidade das candidaturas apresentadas, quer autorais, arranjos e improvisos”, segundo comunicado da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que promove o prémio.

Tendo-se registado uma descida no número de candidaturas apresentadas, o júri realçou que a "qualidade é maior nos conteúdos, verificando-se uma coerência estética a todos os níveis”.

Referindo-se ao álbum 'No lugar dela', de Duarte, o júri salientou "o bom gosto, o rigor da execução, solidez e maturidade e a grande criatividade” nas temáticas abordadas.

Relativamente a 'Entre Paredes', do Sexteto Bernardo Moreira, o júri realçou "a excelente transição das melodias de cordas para os sopros, a elegância da interpretação e as improvisações e o facto de ser uma homenagem ao grande compositor e músico Carlos Paredes”.

O prémio tem o valor pecuniário de 2.500 euros e o júri deste ano foi constituído pelo escritor José Jorge Letria, em representação da Câmara de Vila Franca de Xira, pelo compositor Pedro Campos, pela poetisa e compositora Amélia Muge, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores, e pelo crítico musical Rui Filipe Reis.

O Prémio Municipal Carlos Paredes é atribuído desde 2003, quando foi ganho por Bernardo Sassetti (1970-2012), pelo seu álbum 'Nocturno'; o ano passado, o vencedor foi Pedro Jóia pelo CD 'Zeca'.

Vários artistas já receberam este galardão, entre eles Rão Kyao e Carminho (2013), Pedro Caldeira Cabral (2014), LST - Lisboa String Trio (2015), Pedro Mestre (2016), Ricardo Ribeiro e Artemsax (2017), Daniel Pereira Cristo (2018), Cristina Branco e José Valente (2019) e a Companhia do Canto Popular (2020).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura