Economia

Dívidas ao Propriv em 19,9 mil milhões

A dívida resultante do não pagamento nos prazos previstos dos activos privatizados pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGA-PE) está avaliada em 19,9 mil milhões de kwanzas.

07/10/2021  Última atualização 07H00
Patrício Vilar disse que já alienaram 43 empresas e activos © Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro
Os números foram avançados pelo presidente do Conselho de Administração do IGAPE, Patrício Vilar, durante a grande entrevista que concedeu à Televisão Pública de Angola (TPA), na terça, à noite.

Conforme detalhou, no global, os 43 activos adjudicados nos contratos de privatizações resultaram numa receita de 808 mil milhões de kwanzas. Deste valor, 460,77 mil milhões de kwanzas foram recebidos em dinheiro e espécie (venda de acções para com-

pra de outras). Em pagamento deferido no tempo (por pagar ao longo dos anos) está um valor de 347 mil milhões de kwanzas

"O valor dado aos investimentos é aquele o que o mercado reconhece, pois ele é soberano”, afirmou.
Segundo Patrício Vilar, socorrendo-se da máxima "dinheiro empatado é dinhei-ro perdido", a melhor opção encontrada foi a de colocar os activos em privatização à disposição dos empreendedores e investidores.

Patrício Vilar esclareceu que das 43 empresas e activos alienados pelo Propriv, seis (6) são fazendas agropecuários; seis (6) unidades agro-industriais; 17 unidades industriais na ZEE; sete (7) empresas de referência nacional e outros sete (7) activos são pertenças da Sonangol.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia