A segurança social é um sistema que garante a segurança do rendimento em caso de quaisquer eventualidades, como doença, desemprego, velhice, invalidez, acidentes de trabalho e doenças profissionais, bem como maternidade e perda do sustento familiar.
São os descontos feitos no rendimento do trabalhador que vão permitir enfrentar a velhice ou infortúnio com um mínimo de estabilidade, segurança e dignidade.
As contribuições dos beneficiários são de natureza obrigatória, daí que a segurança social também seja designada por Protecção Social Obrigatória.
Entretanto, acontece com alguma regularidade que os trabalhadores são descontados mas as empresas não fazem a sua parte, ou seja, não depositam os valores em questão, contraindo dívidas que se vão repercutir negativamente na reforma do funcionário ou no caso de um infortúnio.
Neste momento, cerca de três mil empresas públicas e privadas devem mais de 100 mil milhões de kwanzas ao Instituto Nacional Segurança Social (INSS). As dívidas, segundo o presidente do Conselho de Administração do INSS, são feitas por grandes e pequenas empresas, assim como algumas já extintas. A situação, admitiu Anselmo Monteiro, afectou significativamente o Sistema Nacional de Protecção Social Obrigatória.
Por essa razão, foi realizado um seminário sobre cobrança coerciva da dívida à Segurança Social, como forma de incentivar e sensibilizar os contribuintes que não têm a situação regularizada a fazerem-no. Os devedores têm, assim, a possibilidade de, por via de acordo ou pagamento voluntário, fazerem-no sem constrangimentos, num período de 30 dias.
Findo esse prazo, passa-se para a fase sancionatória que é regulada pelo Decreto Legislativo Presidencial nº 2/19, de 11 de Março, que estabelece o Regime Jurídico de Regularização e Cobrança da Dívida dos Contribuintes e Beneficiários às empresas que não cumprem com o pagamento das prestações dos seus trabalhadores.
Na fase coerciva, os bens das entidades empregadoras podem ser penhorados para a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA guerra de libertação nacional, iniciada em 1961, nos territórios que constituíam as chamadas “províncias ultramarinas”,produziu traumas que são observáveis nos dispositivos através dos quais os portugueses veiculam a sua memória colectiva.
O mais recente relatório do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, acresce a possibilidade de o futuro califado do Estado Islâmico – também conhecido por Daesh, sigla em árabe ou ainda Isis, sigla em inglês – vir a ser fundado no continente africano, reforçando as declarações feitas em Outubro de 2022 por Martin Ewi, especialista no Conselho de Segurança da ONU que já foi responsável pelo Programa de Combate ao Terrorismo da União Africana.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
Sete pessoas morreram, na sexta-feira, na explosão ocorrida numa fábrica de chocolates, em West Reading, no estado da Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), disseram, no domingo, as autoridades norte-americanas.