Economia

Dívida de clientes à Ende atinge 14,1 mil milhões de kwanzas

Pedro Peterson

Jornalista

Os clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), no Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi, em Luanda, acumulam, desde o início das operações até 31 de Janeiro último, uma dívida de 14,1 mil milhões de kwanzas.

08/02/2021  Última atualização 20H33
O Distrito do Lar do Patriota possui a dívida mais elevada © Fotografia por: DR
Segundo um documento da ENDE, que o Jornal de Angola teve acesso, o Centro de Distribuição do Kilamba Kiaxi, em Luanda, tem sob sua gestão a maior zona geográfica, que abarca os territórios de Camama, Kilamba, Campus Universitário, Belas, Talatona, Kilamba Kiaxi, Benfica, Barra do Kwanza, Cabolombo, Golfe, Nova Vida, Mussulo e Ramiros.

Este Centro, refere a nota, reúne um total de 267 mil 804 clientes, subdivididos em 160 mil 789 domésticos, 5 mil 357 comércio e serviço e 160 mil 658 clientes do sistema pré-pago e até Janeiro tinha regista-do uma dívida total de 14 mil milhões 141 milhões 254 mil 281 kwanzas e 8 cêntimos.
Dos distritos tutelados, o Lar do Patriota é o que possui a dívida mais elevada nos últimos anos, avaliada em 256 milhões 648 mil kwanzas, contraída pelos clientes do sistema pós-pago.  

A nota adianta que a dí-vida foi contraída por fuga ao pagamento durante vários anos por um universo de 1.657 clientes residentes naquela circunscrição.
Em vista disso, a empresa está a efectuar uma campanha de cobrança no período  de 6 a 28 do mês em curso, na urbanização Lar do Patriota, com o objectivo de recuperar a dívida mal parada, empreitada que se vai estender a todos os municípios e distritos controlados pelo centro de distribuição do Kilamba Kiaxi.

A operação está inserida na campanha de cobrança massiva, aberta em Janeiro em todo o país.
Para isso, os técnicos vão sair à rua para efectuar co-branças e cortes selectivos aos clientes devedores, distribuição de cartazes, folhetos informativos, estabelecer negociação de dívidas e visitas de inspecção às instalações do sistema pré-pago com mais de 90 dias sem compra de energia.

O director do CD Kilamba Kiaxi, Eugénio Domingos, disse que não é apanágio da ENDE efectuar cortes aos clientes, aliás, "constitui a nossa missão fornecer energia e sabemos que a sustentabilidade da empresa vem do pagamento, em particular, e do sector, no geral”, disse.


Plano Estratégico

O Plano Estratégico da ENDE para o período de 2020-2024 indica as acções cruciais que a empresa deve adoptar com vista a melhorar a eficiência e eficácia dos resultados alcançados, cujo foco principal recai para a obtenção de uma facturação com menor margem de perdas e uma meta de cobrança de 70 por cento em relação à energia facturada.
A iniciativa visa promover, simultaneamente, um serviço dentro dos padrões universais de qualidade e que garantam a progressiva sustentabilidade financeira da cadeia de valor.

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