O Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
O Executivo está comprometido com o fomento da produção nacional porque entende que, através deste processo, o país vai ter mais produtos com qualidade e que garantem a contínua sustentabilidade da diversificação da economia, disse, ontem, em Luanda, secretário do Estado para a Economia, Ivan Marques dos Santos.
Na apresentação de dados preliminares da "Expo Feito em Angola", que decorre de 7 a 11 de Dezembro, na Zona Económica Especial (ZEE), Ivan dos Santos disse que a feira é considerada o local de acesso privilegiado ao mercado, onde o produtor pode apresentar os seus produtos, trocar experiências e aumentar a sua carteira de clientes. O secretário de Estado para a Economia entende que para a continuidade do fomento e da promoção da produção nacional é necessário que o produtor nacional encontre o consumidor final, e para tal é preciso que se criem bases, para que haja equilíbrio na procura e oferta de bens e serviços.
"O progresso vai permitir substituição da importação, por produtos nacionais, e facilitar o consumo do que é nacional. É deste forma que os produtores vão ga-rantir produtos em quantidade e com a qualidade desejada, bem como garantir a geração de mais postos de trabalho", avança.
Eventos Arena
A primeira edição da "Expo Feita em Angola", a realizar-se de 7 a 11 de Dezembro, na Zona Económica Especial (ZEE), em Luanda, conta, até ao momento, com pelo menos 120 empresas já inscritas.
Os dados foram avançados, ontem, pelo PCA da Eventos Arena, Bruno Albernaz, que recordou ser o tema escolhido desta edição inaugural "A agricultura é a Base e a Indústria o Factor Decisivo”.
Bruno Albernaz apresentou os resultados provisórios da preparação técnica, logística e organizacional da Expo, tendo garantido que o processo de plantas e de início da construção dos stands já começou e que, até ao final de semana, tudo deverá estar ao menos em 90 por cento para a conclusão.
"Está tudo a decorrer dentro daquilo que são as nossas expectativas. Com a Expo Feita em Angola, vamos aproximar também quem produz e quem compra, como forma de promover cada vez mais esta montra, para que tudo que é feito em Angola chegue a outros lugares”, disse.
A Expo Feito em Angola é iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa, hoje, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Kwahu, a ter lugar na capital do Ghana, Accra, sob o lema: Diálogo de Alto Nível Sobre Prosperidade em África.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.