Cultura

Diversidade cultural portuguesa celebrada com Bevy Jackson

Armindo Canda

Jornalista

A cantora Bevy Jackson participou, segunda-feira, do concerto “Celebrar Portugal”, realizado para assinalar o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, no espaço Adega XX1, em Talatona, Luanda.

12/06/2024  Última atualização 09H48
Cantora é considerada pelos fãs, uma das melhores fadistas © Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro

O quarteto, composto por Berna Pascoal (percussão), Joel Batista (baixo), Kithe Francis (guitarra) e Bevy Jackson (voz), apresentou como proposta as tradicionais marchas populares (demonstrativas) e o fado.

Para brindar a data, a artista interpretou os temas "Senhor Vinho”, "Cheira a Lisboa” e "Os Putos”. No segundo momento, a cantora "arriscou-se” ao fado mais tradicional e na sua versão, inseriu toques de angolanidade, ao incluir no alinhamento temas como "Uma Casa Portuguesa” e "Meu Fado”.

Bevy Jackson disse, ao Jornal de Angola, que foi um momento especial. "Eu gosto muito de Portugal, porque foi onde tive a minha infância e o fado é um estilo de música que me caracteriza”. Nesta sexta-feira, às 21h00, a cantora volta a subir ao palco, no espectáculo denominado "Noite de Santos Populares”, a ser realizado na Casa dos Desportistas, na capital angolana.

Bevy Jackson, cantora há mais de 20 anos, dona de uma voz encantadora, é considerada pelos fãs uma das melhores fadistas em Angola. Representou o país na "Expo 92 de Sevilha”, em Espanha, com Eduardo Paím e Marisa.

Já cantou com vários músicos angolanos, com destaque para Filipe Mukenga, Nelo de Carvalho e Bonga. Bevy Jackson canta fado, bossa nova, samba, jazz e música ligeira internacional.

Tem como ídolos Michael Jackson, Amélia Rodrigues, Cesária Évora, Filipe Mukenga, Pop Show, Carlos Burity, Carlos do Carmo, Etta James, Toni Braxton, Diana Krall, Whitney Houston e Sade Adu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura