Cultura

Diversidade artística nos festejos da capital

Mário Cohen

Jornalista

Uma feira de gastronomia e uma exposição colectiva de artes plásticas e artefactos do Carnaval, vão ser inauguradas amanhã, às 11 horas, no Parque da Independência, pela Comissão Administrativa de Luanda, no âmbito dos festejos dos 447 anos da cidade capital, que se assinala dia 25.

17/01/2023  Última atualização 10H03
Artefactos do Entrudo luandense estarão expostos na feira © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
As actividades contam a parceria do Governo Provincial de Luanda, e vão decorrer até domingo. Além da feira e da exposição, a agenda festiva inclui diversas actividades artísticas e culturais em todos os distritos e municípios da cidade capital. Na sexta-feira, o anfiteatro da Universidade Metodista acolhe, às 10 horas, uma palestra sob o tema "Monumentos e Sítios”. No mesmo dia, a Casa de Cultura Nzinga Mbandi do Rangel, alberga, às 16 horas, o Festival de Trova Cidade de Luanda.

À noite, o Centro Cultural Brasil-Angola recebe a terceira edição do Fes-Kianda (Festival Internacional do Cinema de Curtas-metragens), que decorre de 20 a 27. Na próxima semana, dia 23, está agendado o Festival Gospel, no Cine Atlântico, e um concurso de Dança e Música Tradicional, "Dançares e Cantares da no Nossa Terra”, no no Centro Cultural e Recreativo Kilamba.

A inauguração do Parque dos Soberanos, na Zona Verde (Bairro Alvalade), um encontro com a Sociedade Luandense, o Sarau Musical Gospel, na Igreja Sagrada Família, uma missa de Acção de Graça e a  uma campanha de arborização nos Distritos da Ingombota e do Rangel, contam dos festejos.

 

Ventos do Entrudo

De acordo com  o programa da Feira do Carnaval de Luanda, além da exposição dos artefactos do Entrudo, em que os grupos vão expor indumentárias e adereços que usam na maior manifestação cultural da capital, os foliões vão dançar e frequentar oficinas sobre diversos temas do Carnaval de Luanda.

Entre os objectivos,  promover e divulgar a herança cultural do Carnaval de Luanda, e outras manifestações artísticas como literatura, música e artes plásticas.

O acto central, este ano, regressa à Marginal da Praia do Bispo, no dia 21 de Fevereiro, dois anos depois do formato "Live do Carnaval de Luanda”, que decorreu no Centro de Produção da TPA, na Camama, devido a Covid-19, que assolou todo o mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura