Regiões

Diversas cooperativas recebem kits e equipamentos de trabalho no Balombo

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Dezenas de cooperativas que actuam nas áreas da agricultura, corte e costura, carpintaria, moto-taxistas, receberam, no princípio da tarde desta quinta-feira, 2, kits profissionais, equipamentos agrícolas e motorizadas de três rodas, com objectivo de alavancar as suas actividades e criar renda às famílias, no município do Balombo, província de Benguela,

02/02/2023  Última atualização 14H21
© Fotografia por: Arão Martins
Dentre as cooperativas abrangidas, constam, dos ex-militares, deficientes de guerra, cujos kits foram entregues pelo governador provincial de Benguela, Luís Nunes, no âmbito da visita de quatro dias que efectua nos municípios do norte da província. 

 A acção, enquadrado no Programa de Combate à Pobreza, abrangeu, ainda, as cooperativas de mulheres camponesas denominadas "Heróis do 1º Nível”, "Pioneiro Augusto Ngangula”, "Força mulher”, "Hungulo”, entre outras. Os beneficiários foram unânimes de afirmar que os kits vão contribuir na renda das famílias. 

 O administrador municipal do Balombo, José Cambiete, disse que os kits vão ajudar no fomento do auto-emprego. Acrescentou que os ex-militares, integrados em cooperativas agro-pecuárias, receberam moagens, motos cultivadoras e motorizadas de três e duas para dinamizar a actividade agrícola e o escoamento da produção do campo para a cidade em diversas localidades do município. 
 
Acrescentou que foram entregues, igualmente, sementes diversas. Explicou que na província, vários meios e equipamentos têm sido distribuídos às famílias carenciadas, com objectivo de reduzir o índice de pobreza no seio das famílias. 

 José Cambiete disse que além dos ex-militares e mulheres camponesas, o programa tem beneficiado, também, os jovens empreendedores, que estão a empregar outros.   

Além dos kits profissionais, o governador provincial de Benguela entregou, também, equipamentos de limpeza, tais como contentores de lixo, baldes, vassouras, catanas, enxadas, carrinhos de mãos, à administração municipal de Balombo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões