Sociedade

Distrito do Kilamba com poucos espaços verdes

Edivaldo Cristóvão

Jornalista

Dos 26 quarteirões existentes no Distrito Urbano do Kilamba, apenas dois têm o espaço verde bem tratados e de acordo ao padrão do meio ambiente, informou, segunda-feira, em Luanda, a administradora-adjunta do Kilamba, Felisbina Ferreira, que considera a situação preocupante.

31/01/2023  Última atualização 12H07
Kilamba, preocupado com poucos espaços verdes © Fotografia por: Edições Novembro

Para alterar o quadro, a administradora-adjunta disse ser necessário um maior trabalho de sensibilização com os moradores da centralidade, para que estes passem a cuidar do lixo devidamente, bem como tratar dos espaços verdes que têm ao arredor dos edifícios.

O objectivo, adiantou, é incentivar a criação de mais espaços verdes. "O Distrito do Kilamba começou ontem, uma campanha de plantação de árvores de acácias e frutos, lançada por ocasião do Dia Nacional do Ambiente, que se assinala hoje”.

O acto de plantar árvores, foi antecedido por uma cerimónia de entrega de prémios aos três primeiros classificados do concurso "Árvore de Natal Ecológica”, o primeiro do género a ser realizado a nível nacional.

A administradora-adjunta do Distrito Urbano do Kilamba destacou que a preservação do meio ambiente é fundamental e importante, principalmente quando se aprende, desde cedo, na escola. "Pretendemos devolver o verde aos munícipes do Kilamba”.

O director de Marketing da empresa Stylus, Eduardo Lobato, disse que desde o ano passado têm participado em acções de preservação do meio ambiente, tendo já passado pelos municípios de Viana e Talatona e no Distrito Urbano do Kilamba.

Até ao momento, realçou, com o apoio da Stylus já foram plantadas mais de 200 árvores, nestes locais.

O interlocutor considera necessário agir, além de falar apenas, porque a preservação do ambiente evita a deposição de lixo na rua e sobretudo a transmissão de doenças.

Uma das meninas do grupo que se consagrou primeiro classificado do concurso "Árvore de Natal Ecológica”, Ariel Agostinho, de 9 anos, disse que a árvore foi feita antes do Natal. Os vencedores usaram materiais reciclados, como copos descartáveis. "O ambiente deve ser limpo e conservado, por isso, é importante a reciclagem”, considerou.

Aline Albino, de 9 anos, foi a segunda classificada do concurso, para quem a experiência foi boa, porque aprendeu a tratar bem do meio ambiente. A árvore Ecológica feita pelo grupo usou cartolina e papel higiénico. "Não devemos sujar o meio ambiente, cuidar sempre dele, por ser importante para o futuro”.

Pedro Caculo, de 12 anos, o terceiro grupo classificado, disse gostar do meio ambiente e prometeu passar a plantar mais árvores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade