Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
A Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, em conferência de imprensa, que estão encerradas as operações de remoção dos escombros do edifício 76-78, que demoliu, na madrugada de sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Dos 26 quarteirões existentes no Distrito Urbano do Kilamba, apenas dois têm o espaço verde bem tratados e de acordo ao padrão do meio ambiente, informou, segunda-feira, em Luanda, a administradora-adjunta do Kilamba, Felisbina Ferreira, que considera a situação preocupante.
Para alterar o quadro, a administradora-adjunta disse ser necessário um maior trabalho de sensibilização com os moradores da centralidade, para que estes passem a cuidar do lixo devidamente, bem como tratar dos espaços verdes que têm ao arredor dos edifícios.
O objectivo, adiantou, é incentivar a criação de mais espaços verdes. "O Distrito do Kilamba começou ontem, uma campanha de plantação de árvores de acácias e frutos, lançada por ocasião do Dia Nacional do Ambiente, que se assinala hoje”.
O acto de plantar árvores, foi antecedido por uma cerimónia de entrega de prémios aos três primeiros classificados do concurso "Árvore de Natal Ecológica”, o primeiro do género a ser realizado a nível nacional.
A administradora-adjunta do Distrito Urbano do Kilamba destacou que a preservação do meio ambiente é fundamental e importante, principalmente quando se aprende, desde cedo, na escola. "Pretendemos devolver o verde aos munícipes do Kilamba”.
O director de Marketing da empresa Stylus, Eduardo Lobato, disse que desde o ano passado têm participado em acções de preservação do meio ambiente, tendo já passado pelos municípios de Viana e Talatona e no Distrito Urbano do Kilamba.
Até ao momento, realçou, com o apoio da Stylus já foram plantadas mais de 200 árvores, nestes locais.
O interlocutor considera necessário agir, além de falar apenas, porque a preservação do ambiente evita a deposição de lixo na rua e sobretudo a transmissão de doenças.
Uma das meninas do grupo que se consagrou primeiro classificado do concurso "Árvore de Natal Ecológica”, Ariel Agostinho, de 9 anos, disse que a árvore foi feita antes do Natal. Os vencedores usaram materiais reciclados, como copos descartáveis. "O ambiente deve ser limpo e conservado, por isso, é importante a reciclagem”, considerou.
Aline Albino, de 9 anos, foi a segunda classificada do concurso, para quem a experiência foi boa, porque aprendeu a tratar bem do meio ambiente. A árvore Ecológica feita pelo grupo usou cartolina e papel higiénico. "Não devemos sujar o meio ambiente, cuidar sempre dele, por ser importante para o futuro”.
Pedro Caculo, de 12 anos, o terceiro grupo classificado, disse gostar do meio ambiente e prometeu passar a plantar mais árvores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, num comunicado, a que o JA Online teve acesso, que poderá anunciar o fim das operações e sugere que a entidade privada responsável pelo edifício reforce o diálogo com os moradores para os passos subsequentes.
O perímetro onde desabou, na madrugada de sábado, um prédio de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, já foi vedado pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, descartando a existência de perdas humanas nos escombros.
O troço rodoviário da Avenida Comandante Valódia rodoviário (onde desabou o prédio 41), na madrugada de sábado, em Luanda, pode ser reaberto ao trânsito, na segunda-feira, às 6horas da manhã, para facilitar a mobilidade automóvel.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.