O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, recentemente, em Luanda, um casal suspeito de envolvimento na morte, por agressão com arma branca, da cidadã Conceição Cambundo Figueiredo, de 37 anos, ocorrida, no ano passado, no município de Icolo e Bengo, supostamente por questões passionais.
A circulação rodoviária entre o Hospital Josina Machel e a Unidade de Guarda Presidencial (UGP) vai estar condicionada, a partir desta segunda-feira até quinta-feira, devido às obras de melhorias levadas a cabo pelo Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, através do Instituto de Estradas de Angola INEA.
O fornecimento de água potável à Urbanização do Sequele, município de Cacuaco, melhorou significativamente, nas últimas duas semanas, com a entrada em funcionamento da fase três da Estação de Tratamento de Candelabro.
A referida urbanização tinha ficado privada do fornecimento de água potável, em Março, o que criou sérias dificuldades para os moradores, que, todos os dias, eram obrigados a percorrer as ruas com bidões à cabeça ou mãos, para os sem viaturas, para acarretar o produto.
O porta-voz da Empresa Provincial de Águas de Luanda (EPAL), Vladimir Bernardo, explicou que, agora, o fornecimento de água potável ao Sequele saiu de uma média de quatro horas por dia para 15 horas, apesar de a fase três da referida estação estar, ainda, em experimentação e comissionamento dos equipamentos.
Vladimir Bernardo salientou que, com a entrada em funcionamento em pleno dessa fase da Estação de Candelabro, vão ser adicionados aos actuais 120 mil metros cúbicos de água potável mais 90 mil metros cúbicos por dia.
Essa nova fase vai permitir que um total de 210 mil metros cúbicos de água por dia sejam abastecidos à Urbanização do Sequele e a bairros da Funda, Panguila, Cacuaco, Zona Industrial de Viana, Mulenvos de Cima e de Baixo, Condomínio Vida Pacífica, Cazenga e parte do casco urbano de Luanda.
O porta-voz da EPAL apelou aos moradores do Sequele para usarem a água de forma racional, evitando desperdícios e a efectuarem o pagamento regular da factura do consumo, no sentido de permitir que outros projectos da empresa sejam realizados em benefício de mais bairros.
Osvaldo Gomes, residente no Sequele, há seis anos, que já pensava em mudar de casa, por causa das restrições da água, disse que, agora, sente que a urbanização vive uma fase normal.
"Hoje, quer pela manhã, quer à noite, a água corre nas torneiras. É assim que as coisas devem funcionar, porque o contrário é um martírio para nós”, salientou.
Joana Van-Dúnen, outra moradora, diz-se satisfeita com os trabalhos de melhoria do fornecimento de água ao Sequele. Mas, apelou aos demais moradores a terem algum controlo nas habitações, dada à pressão que está acima da normal, para evitar fugas ou infiltrações nos apartamentos.
"Na minha sala, por exemplo, notei alguma humidade. Em função disso, tive de baixar a pressão a partir do meu contador e evitar estragos maiores”, disse a moradora.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO porta-voz nacional do Serviço de Investigação Criminal (SIC) revelou, este sábado, em Luanda, que há delinquentes que, mesmo detidos, “tudo fazem para continuar a actividade criminosa”, a partir das cadeias.
Ao todo, 3.240 gramas de cocaína foram apreendidos, desde o início do ano, no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, em Luanda, informou, este sábado, o chefe do Departamento de Fiscalização Aduaneira da Administração Geral Tributária (AGT).
“Desde as primeiras horas da manhã, o nosso telefone não pára de tocar”. Inicia, assim, a conversa entre o Jornal de Angola e Florentino Coelho, da Remar, um centro cristão de ajuda e reabilitação de toxicodependentes, espalhado por vários países do mundo.
A Refriango formalizou, este sábado, a parceria com a Coca-Cola, através da qual vai produzir, engarrafar e distribuir os produtos da multinacional americana em Angola, num investimento de 28 milhões de euros e que vai gerar 300 empregos.
O Presidente da República, João Lourenço, encontrou-se, domingo, em Lisboa, com várias personalidades, com destaque para o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro António Costa.
Um camião cisterna com 35 mil litros de gasóleo com destino no município de Cacuaco, em Luanda, foi hoje apreendido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no bairro Tomboco Pequeno, comuna de Kinzau, província do Zaire.
A cidade petrolífera do Soyo, província do Zaire, acolhe, esta segunda-feira até terça-feira, o XIº Conselho Consultivo do Ministério de Energia e Água, que vai decorrer sob o lema “Água e Energia: crescimento económico e progresso social”, em acto presidido pelo titular da pasta, João Baptista Borges.
A França é a favor da fixação de um "preço máximo do petróleo" ao nível dos "países produtores" para contrariar o aumento dos preços causado pela guerra na Ucrânia, disse hoje a presidência francesa, à margem da cimeira do G7.
As marcas de bebidas Pepsi-Cola, 7UP e Mirinda começam a ser produzidas, engarrafadas e distribuídas no país, já a partir de 1 de Julho próximo, através do grupo Castel Angola, marcando assim o regresso da gigante norte-americana (PepsiCo) depois de 40 anos.
Em Junho de 1976, sete meses volvidos sobre a proclamação da Independência Nacional, o Conselho da Revolução põe fim à crise na empresa, promulgando a Lei n.º 51/76, que nacionaliza, em favor do Estado angolano, a antiga empresa privada portuguesa e, em seu lugar, cria a Edições Novembro - EP, proprietária e editora do “Jornal de Angola”