Na noite de quarta-feira, tal como já foi aqui partilhado, o Presidente da República, João Lourenço, foi condecorado com a Ordem do Mérito da República da Itália, a mais alta distinção que as autoridades italianas concedem para reconhecer serviços relevantes de áreas como política, economia, artes e actividades de carácter social.
Sobre o conjunto de instrumentos jurídicos assinados no mesmo dia, com destaque para o Memorando de Entendimento entre a Sonangol e a Eni, o Presidente da República disse que vai reforçar a cooperação bilateral entre a República de Angola e a República Italiana.
O Chefe de Estado angolano, que abordou com o homólogo italiano os conflitos no mundo, de forma geral, lembrou que só pode haver desenvolvimento económico e social dos países num ambiente de paz e segurança. Aproveitou a oportunidade para manifestar a grande apreensão com o rumo dos conflitos no mundo, que urge resolver, por ameaçarem a vida dos povos e das economias de países e regiões do planeta.
"Em África, lutamos contra a instabilidade criada pelo terrorismo e os golpes de Estado nos países da Região do Sahel, com a situação no Leste da RDC e, mais recentemente, com o eclodir da guerra civil no Sudão, que em pouco tempo já causou centenas de mortos, milhares de feridos, milhares de deslocados internos e de refugiados acolhidos nos países vizinhos”, sublinhou.
Referiu que o conflito israelo-palestiniano não tem contribuído para os esforços da comunidade internacional de fazer do Médio Oriente uma zona de paz e segurança. Apontou que as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a necessidade da criação do Estado da Palestina, para que conviva lado a lado e pacificamente com o Estado de Israel, devem ser implementadas sob pena de se eternizar um conflito que tem trazido, ao longo dos anos, muita dor e sofrimento a ambos os povos, o palestino e o israelita.
O Chefe de Estado enfatizou que a situação na Península Coreana continua a merecer "a nossa maior atenção”, pela ameaça nuclear que representa. A invasão da Ucrânia, a ocupação e anexação de parte do seu território pela Rússia, reiterou, representam a maior ameaça à paz e à segurança da Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial e, como tal, deve ser "condenada e desencorajada, pois a soberania e a integridade territorial da Ucrânia são inalienáveis e devem ser respeitadas”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A visita de Estado do Presidente João Lourenço à Itália foi positiva e permitiu elevar as relações bilaterais a vários níveis. A constatação é do ministro das Relações Exteriores, Téte António, que fez, sexta-feira, o balanço dos dois dias de actividades.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.