Sociedade

Disfonia pode levar à morte

Jurelma de Castro

Jornalista

A chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Josina Machel, Palmira Kuatoko, disse que a voz pode mascarar determinadas situações de doença e que algumas delas podem ser muito graves, a ponto de precisar, por exemplo, de um tratamento cirúrgico e algumas podem, inclusive, levar à morte.

16/04/2024  Última atualização 11H01
Médica Palmira Kuatoco aconselha consumo de frutas © Fotografia por: DR
Segundo a especialista, a disfonia  é um sintoma clínico que significa dificuldade na produção da voz, que vulgarmente é conhecida como rouquidão. "A rouquidão, quando aparece, deve nos preocupar. Ficamos roncos por chorar, por estar gripado ou por gritar muito", alertou.

Para a especialista, a rouquidão não deve durar duas semanas. Quando isto acontece, disse, deve se ter a preocupação  de procurar um médico, porque pode ser que já se tenham formado nódulos da corda vocal, que são os tumores benignos mais frequentes para os que trabalham com a voz.

"Se temos aquela sensação de dor, quando falamos, um cansaço vocal rápido, algumas vezes com uma tosse persistente, são sinais de que devemos procurar um profissional da voz para saber exactamente se estamos diante de uma situação de doença" , aconselhou a especialista.

Rouquidão mascara muitas doenças

Segundo Palmira Kuatoko, a rouquidão pode mascarar muitas doenças, entre as quais infecciosas, alergias, inflamatórias ou mesmo trauma por acidentes.

Os traumas, continuou, acontecem por se falar demasiadamente alto, o que pode levar à lesão das cordas vocais.

"É importante sabermos que existem doenças que também são tumorais. Estes tumores podem ser benignos ou malignos, que causam alterações da voz", explicou.

Entre os tumores benignos, a médica destacou os pólipos, uma massa de tecido que se projecta a partir da parede de um espaço vazio, como o intestino.

A especialista apontou ainda os quistos, uma formação anormal que pode ocorrer em diferentes partes do corpo humano e, por último, os nódulos, que  se referem a qualquer lesão sólida, com mais de um centímetro de diâmetro e cujo surgimento está ligado a diversos factores, que não especificou.

Quanto aos malignos, apontou os tumores da laringe. Nesses casos, as pessoas podem ficar roucas, ter um caroço no pescoço ou dificuldade para respirar e engolir.

Tratamento

A médica esclareceu que o tratamento das doenças causadas pelo mau uso da voz  é feito  na base de  terapia da voz, quando os profissionais de Otorrinolaringologia detectam nódulos a partir dos exames e encaminham o doente para o fonoaudiólogo, para reabilitação da voz. 

"Dependendo da situação que a pessoa com distúrbio de voz ou de rouquidão e de  acordo com a patologia e causa, se for infecciosa é tratada com medicamentos para as infecções", disse.

Se o caso for de alergia, disse, é recomendado o anti-alérgico. Quando se trata de situação traumática, prosseguiu, também tem o seu tratamento.

Bebidas e alimentos a evitar

A médica aconselhou os profissionais que fazem o uso da voz a evitar bebidas gaseificadas e alcoólicas, picantes, alimentos ácidos,  exposição ao fumo,  fumar e  usar drogas.

Além disso, sublinhou, devem evitar gritar em locais ruidosos. "Se for possível, devem falar com pausa, ter uma boa noite de sono e, na alimentação, preferir alimentos com fibras e proteínas”.

O correcto, aconselhou, é fazer consumo de muitos líquidos e frutas como maçã, pera e uvas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade