O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Os funcionários públicos e agentes administrativos que trabalham em zonas de difícil acesso e desprovidas de ofertas de bens e serviços essenciais vão passar a beneficiar, a partir deste ano, de subsídios de isolamento, instalação, renda de casa e de preferência na mobilidade do cônjuge ou unido de facto e ao acesso à habitação, entre outros benefícios atribuídos pelo Estado.
Os direitos humanos e as liberdades fundamentais têm conhecido avanços no Centro e Sul de Angola, reconhecem 30 activistas de diversas organizações da sociedade civil, que terminaram quarta-feira, em Benguela, uma acção de formação sobre o assunto.
A formação, uma iniciativa da Organização Não-Governamental Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiental (ADRA), visa contribuir para a redução da pobreza e inclusão social no país.
O evento, que decorreu em parceria com organizações da sociedade civil das províncias do Huambo, Bié, Cuando Cubango e Benguela, visou aprofundar os conhecimentos e as estratégias de trabalho voltados aos direitos humanos e liberdades fundamentais, com ênfase aos direitos das mulheres, jovens e pessoas com deficiência, através da partilha de experiências.
A acção formativa teve início no dia 17 deste mês de Novembro e analisou experiências dos subprojectos das organizações da sociedade civil das províncias da região Centro e Sul de Angola, técnicas sobre advocacia social, trabalhos em grupo e elaboração de um plano de actividades para a advocacia em direitos humanos.
Segundo a directora da ADRA, Cecília Quitombe, o evento serviu, sobretudo, para o reforço do intercâmbio interprovincial sobre questões de direitos humanos, no qual Angola, em geral, e a província de Benguela, em particular, têm dado passos significativos.
Avançou que prova disso, no
domínio das melhorias sociais, em Benguela, é notório o fornecimento de água
potável em várias localidades, energia eléctrica, seguido do crescimento de
infra-estruturas escolares e unidades sanitárias em todos os municípios da
província.
Por este motivo, a responsável disse que se deve trabalhar mais para manter esse figurino e atender toda a população, e por parte das organizações da sociedade civil referiu que se pretende também melhorar os mecanismos de trabalho em rede e reforçar o intercâmbio do trabalho em grupo, bem como as formas de influenciar os programas públicos de incidência local e promover uma participação cívica dos cidadãos nas políticas públicas.
O delegado da Justiça e dos Direitos Humanos em Benguela, Celdo Donvala, fez saber que o quadro sobre os direitos humanos na província se mantém estável, "se entendermos que, actualmente, temos reflexos positivos no processo de atribuição de documentos aos cidadãos de forma célere e sem constrangimentos".
Segundo o responsável, este reflexo pode ser verificado em todas as estruturas, em função de um conjunto de melhorias que decorrem a nível do sistema de Justiça, uma inovação que está a produzir ganhos significativos.
A título de exemplo, apontou, só em termos de serviços de identificação civil prestados, hoje decorre com bastante normalidade o processo de atribuição do Bilhete de Identidade, assento de nascimento, assim como o registo civil para qualquer cidadão de nacionalidade angolana, desde crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Estes indicadores, prosseguiu, são também visíveis no trato que se dá à população penal, onde hoje já não se registam casos de prisão preventiva, uma realidade bastante animadora para os serviços que se têm prestado ao cidadão na província de Benguela.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
Angola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
A delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) que participa na maior feira mundial de equipamentos e meios médicos, a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, foi recebida, na quarta-feira, pelo embaixador angolano residente e plenipotenciário naquele país, Albino Malungo.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.