O Presidente da República, João Lourenço, conferiu, esta sexta-feira, posse, ao novo ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano.
O embaixador, Sianga Abílio, Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, disse, quinta-feira, que o país reconhece a necessidade e a emergência de enfrentar a crise global, soube o JA Online, através de uma nota.
Directores do Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade dos Países da África Austral (CEO´s-ECF-SADC), estão reunidos, desde terça-feira, em Luanda, para preparar a agenda de trabalho e os documentos que serão aprovados na reunião do Comité Executivo desta Organização regional.
O evento, sob organização da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), em colaboração com o Secretariado Executivo do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, reúne representações de 14 países membros, excepto as Ilhas Maurícias e o Lesotho.
Na reunião do Comité Executivo do Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade dos Países da África Austral (EXCO-ECF-SADC) que acontece amanhã, os presidentes das organizações eleitorais vão apreciar o relatório da 24ª Assembleia-Geral que teve lugar no ano passado na República da Namíbia.
Em declarações à imprensa, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, disse que serão igualmente analisados os relatórios dos subcomités da organização, nomeadamente, o jurídico, emprego e remunerações, bem como financeiro e auditória e o programa das comemorações do 25º aniversário desta organização.
Entre os documentos a serem apreciados, acrescentou, consta um de princípios e directrizes relacionados com os processos de observação eleitoral, tendo em conta que três países membros desta Organização regional vão realizar eleições gerais este ano. Disse, referindo-se à República Democrática do Congo, Zimbabwe e o Reino de Eswatini.
Nesta senda, também serão apreciadas as apresentações sobre o estado de preparação dos processos eleitorais destes países.
Normalmente, as reuniões deste fórum são preparadas em concertação com todas as comissões membros, e os pontos a serem discutidos diz respeito a todas as comissões eleitorais.
Lucas Quilundo partilhou com a imprensa que o programa de hoje está reservado a uma visita guiada às instalações da Comissão Nacional Eleitoral para que possam ter ou fazer uma avaliação sobre as condições que a CNE dispõe para condução dos processos eleitorais. Depois disto, segue-se a reunião com o plenário da Comissão Nacional Eleitoral.
O responsável disse que o próximo Fórum das Comissões Eleitorais, de acordo com o calendário aprovado, terá lugar no Botswana, o país que alberga a sede da Organização e o secretariado.
O Fórum das Comissões Eleitorais dos países da SADC é uma organização independente composta por órgãos de Gestão Eleitoral de Angola, Botswana, RDC, Eswatini, Lesoto, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Seicheles, Tanzânia, Zâmbia, Zanzibar e Zimbabwe.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Florinda Ukonda, despediu-se do ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta quinta-feira, em Luanda, soube o JA Online, através de uma nota.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, quinta-feira, em Bruxelas, Bélgica, que o Parlamento tem promovido debates de alto nível com a sociedade civil a favor da promoção da paz e da igualdade do género denunciando a violência contra as mulheres.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).