Política

Directores das Comissões Eleitorais agendam reunião do Comité Executivo

Directores do Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade dos Países da África Austral (CEO´s-ECF-SADC), estão reunidos, desde terça-feira, em Luanda, para preparar a agenda de trabalho e os documentos que serão aprovados na reunião do Comité Executivo desta Organização regional.

15/03/2023  Última atualização 08H49
Directores das Comissões Eleitorais agendam reunião do Comité Executivo © Fotografia por: DR

O evento, sob organização da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), em colaboração com o Secretariado Executivo do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, reúne representações de 14 países membros, excepto as Ilhas Maurícias e o Lesotho.

Na reunião do Comité Executivo do Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade dos Países da África Austral (EXCO-ECF-SADC) que acontece amanhã, os presidentes das organizações eleitorais vão apreciar o relatório da 24ª Assembleia-Geral que teve lugar no ano passado na República da Namíbia.

Em declarações à imprensa, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, disse que serão igualmente analisados os relatórios dos subcomités da organização, nomeadamente, o jurídico, emprego e remunerações, bem como financeiro e auditória e o programa das comemorações do 25º aniversário desta organização.

Entre os documentos a serem apreciados, acrescentou, consta um de princípios e directrizes relacionados com os processos de observação eleitoral, tendo em conta que três países membros desta Organização regional vão realizar eleições gerais este ano. Disse, referindo-se à República Democrática do Congo, Zimbabwe e o Reino de Eswatini.

Nesta senda, também serão apreciadas as apresentações sobre o estado de preparação dos processos eleitorais destes países.

Normalmente, as reuniões deste fórum são preparadas em concertação com todas as comissões membros, e os pontos a serem discutidos diz respeito a todas as comissões eleitorais.

Lucas Quilundo partilhou com a imprensa que o programa de hoje está reservado a uma visita guiada às instalações da Comissão Nacional Eleitoral para que possam ter ou fazer uma avaliação sobre as condições que a CNE dispõe para condução dos processos eleitorais. Depois disto, segue-se a reunião com o plenário da Comissão Nacional Eleitoral.

O responsável disse que o próximo Fórum das Comissões Eleitorais, de acordo com o calendário aprovado, terá lugar no Botswana, o país que alberga a sede da Organização e o secretariado.

O Fórum das Comissões Eleitorais dos países da SADC é uma organização independente composta por órgãos de Gestão Eleitoral de Angola, Botswana, RDC, Eswatini, Lesoto, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Seicheles, Tanzânia, Zâmbia, Zanzibar e Zimbabwe.





Edna Dala e Mazarino Cunha

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política