Desporto

Director-geral do INAC faz abertura do seminário  

A cerimónia de abertura oficial do seminário de xadrez nas escolas realiza-se hoje, às 9h00, na Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda. O acto vai ser presidido pelo director-geral do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalesi.

23/11/2022  Última atualização 07H22
Xadrez seminário será reservado a testes práticos. © Fotografia por: Edições Novembro
O seminário de capacitação de técnicos e monitores de xadrez, cujo objectivo é capacitar treinadores para dar corpo ao programa de implementação da modalidade nas escolas públicas e privadas, é uma organização da federação angolana da modalidade (FAX), com apoio do Ministérios da Educação e da Juventude e Desportos, e realiza-se de hoje até 26 do corrente. 

Após o acto de abertura vai ser apresentado o primeiro tema: A importância do xadrez no processo de ensino e aprendizado. A dissertação vai ser feita pelo instrutor do Ministério da Educação, Gabriel Boaventura.

O árbitro internacional angolano, Abílio Ribeiro, vai dissertar sobre a história do xadrez, naquele que será o segundo e último tema do dia.

O segundo dia do seminário está reservado para o professor Gilberto Lourenço, especialista nacional, e Adelino Correia, instrutor de xadrez  escolar da FIDE, ambos vão abordar as regras da modalidade, metodologia de ensino e xadrez interdisciplinaridade.

No turno da tarde, a responsabilidade vai estar ao cargo do mestre Internacional, Amorim Agnelo, e do mestre Fide, Manuel Alberto. Vão aprofundar a abordagem sobre as regras de xadrez, conceito de abertura, de meio jogo e de finais.

O terceiro e último dia do seminário será reservado a testes práticos.

Álvaro Alexandre

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto