Política

Diplomatas na Guiné-Bissau preparam celebrações da CPLP

Os embaixadores dos países da CPLP na Guiné-Bissau analisaram, sexta-feira, a dinamização e relançamento do Grupo, tendo em vista às celebrações do 5 de Maio, Dia da Língua e da Cultura na CPLP e Dia Mundial da Língua Portuguesa, e o 28.º Aniversário da CPLP, que se comemora a 17 de Julho.

13/04/2024  Última atualização 08H34
© Fotografia por: DR

A Embaixada de Angola na Guiné-Bissau acolheu o encontro, que contou com as participações dos embaixadores do Brasil, Cláudia  Maciel, de Cabo Verde, Camilo da Graça, e de Portugal, Miguel Silvestre.

Por questões de agenda, não se fez representar na reunião o Ponto Focal de Cooperação da Guiné-Bissau para a CPLP, Moisés dos Santos, na qualidade de representante do país hospedeiro.

A dinamização e relançamento do Grupo CPLP na Guiné-Bissau tem em vista o desenvolvimento de acções conjuntas de concertação político-diplomática, que constitui um dos principais objectivos da CPLP.

Para a presidência em exercício do Grupo, de um mandato de um ano, foi sugerido o Brasil.

A embaixadora do Brasil, Cláudia Maciel, concordou com a indicação, mas deverá consultar, primeiro, Brasília para pronunciamento.

Caso contrário, Angola poderá estender o seu mandato na presidência, tendo em conta a manifesta indisponibilidade de Cabo Verde.

No quadro das actividades do Grupo CPLP previstas para o 5 de Maio e 17 de Julho, datas comemorativas da Comunidade, foi criado um grupo de trabalho ad hoc, coordenado por Angola, que se ocupará da elaboração de um programa para as festividades.

O embaixador angolano, Mário Augusto, lembrou que as actividades a serem realizadas durante os anos 2024 e 2025 devem estar alinhadas ao espírito da Declaração de São Tomé sobre o lema da Presidência: "Juventude e Sustentabilidade na CPLP”, aprovada pelos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, resultante da XIV Conferência, em São Tomé, a 27 de Agosto de 2023.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política