Luanda acolhe, desde o princípio da manhã desta segunda-feira, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para avaliar o plano estratégico e as reformas da organização.
O Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, vai ser inaugurado no final deste ano, informou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
O Chefe de Estado, João Lourenço, acreditou, sexta-feira, os embaixadores da Suíça, República Democrática do Congo (RDC), Japão, República Dominicana, Reino da Suécia, República das Seychelles, República do Timor Leste, República do Djibouti e Áustria.
O acto formal da entrega das cartas credenciais ao Presidente da República teve lugar no Salão Nobre do Palácio Presidencial, testemunhado por ministros de Estado e secretários do Titular do Poder Executivo.
No final da cerimónia, Lukas Gasser, embaixador da Suíça, disse que o seu país vai continuar com o compromisso de apoiar Angola na estratégia de combate à corrupção.
"Angola e a Suíça têm um compromisso de combater a corrupção muito forte e uma boa base no Memorando de Entendimento, assinado há ano e meio, para desenvolver outras acções”, afirmou, acrescentando que o Memorando dá aos dois países um marco para trabalharem e alargarem a cooperação.
O diplomata suíço disse que pretende ainda cooperar com Angola no domínio económico: "Angola é, actualmente, um parceiro muito importante para a Europa e a Suíça é parte deste continente. Temos empresas que já estão a operar em Angola com um compromisso de muitos anos, criando emprego”.
Lukas Gasser referiu que Angola tem também interesse em cooperar com a Suíça no domínio dos negócios. "Esta é, igualmente, uma missão que eu quero pessoalmente desenvolver neste âmbito”, prometeu.
Já o embaixador da República Democrática do Congo (RDC), Kakala Mayiba, disse ter aproveitado a oportunidade para abordar com o Presidente João Lourenço o reforço da cooperação bilateral e, sobretudo, a questão da segurança.
"Neste aspecto, agradecemos os esforços do Presidente da República e do povo angolano pelo apoio para a restauração da paz na RDC”, observou.
Referindo-se ao conflito entre a RDC e o Rwanda, salientou que os congoleses são um povo pacífico, mas ressaltou: "não se deve confundir o lado pacífico com fraqueza”.
O diplomata destacou o empenho dos líderes africanos, em particular do Presidente João Lourenço, para o cessar fogo no Leste da República Democrática do Congo.
Quanto às relações de cooperação, Kakala Mayiba considerou-as "boas” por se tratar de dois países que partilham laços familiares comuns. "Razão pela qual, estamos dedicados para acabar com a guerra e alcançar a paz, porque sem a paz não se pode fazer nada”, salientou.
Por seu turno, o embaixador Suzuky Toru afirmou que o Japão pretende alargar o domínio de cooperação com Angola, particularmente nas relações económicas, com o objectivo de promover o investimento privado entre os dois países.
O Japão e Angola, disse, têm mantido uma relação de amizade muito profunda e histórica.
O Japão, lembrou, fez várias cooperações com Angola, com destaque para as áreas da Desminagem e Saúde.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Sete pessoas morreram, na sexta-feira, na explosão ocorrida numa fábrica de chocolates, em West Reading, no estado da Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), disseram, no domingo, as autoridades norte-americanas.