Política

Diplomata português defende aprofundamento da cooperação

O embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, defendeu, terça-feira, em Luanda, uma cooperação bilateral que se estabeleça no aprofundamento das áreas já existentes.

01/02/2023  Última atualização 07H45
© Fotografia por: Edições Novembro
Falando no final da audiência que lhe foi concedida por Dalva Ringote, ministra de Estado para a Área Social, o diplomata português diz ser do interesse do seu país que, mais do que falar em novos acordos, o importante será explorar melhor os sectores da Cooperação.

Francisco Duarte informou que o desejo de Portugal é "aprofundar as áreas em que já se trabalha”, mas também "explorar novas em termos de capacitação institucional e formação de capital humano”.

O diplomata disse, ainda, ter ouvido da ministra Dalva Ringote a afirmação de que a formação e a cooperação portuguesa deixam lastros, uma tese que concorda em pleno, tendo justificado que o seu país não se limita a ver o que acontece em Angola.

"Não vimos e vamos em-bora. Ajudamos seja pelo Estado, seja pelas empresas, na criação de riquezas, de bons empregos e na criação de um espaço de prosperidade”, afirmou o embaixador português em Angola.

Reiterou, por outro lado, que Portugal é "um parceiro fiável de Angola”, tendo esclarecido que a conversa com a ministra se cingiu, também, ao Plano de Desenvolvimento Nacional e Humano, tendo anunciado a aplicação para os próximos anos a coincidir com o próximo Plano Estratégico de Cooperação de Portugal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política