Sociedade

Diagnosticados 140 casos de cancro da próstata

Alexa Sonhi

Jornalista

Cento e quarenta homens testaram positivo ao exame de Antigeno Prostático Específico (PSA) no segundo e terceiro dias da campanha de rastreio do cancro da próstata, num grupo de 1.549 pacientes.

02/08/2024  Última atualização 09H00
Hospitais gerais de Cacuaco e de Viana são os locais de diagnóstico na província de Luanda © Fotografia por: Edições Novembro
Todos estes casos foram atendidos nos hospitais gerais de Cacuaco "Heróis de Kifangondo” e de Viana "Bispo Emílio de Carvalho”, ambos na província de Luanda.

Ao fazer o habitual balanço diário da campanha, a directora do Hospital Geral de Cacuaco "Heróis de Kifangondo”, Jovita André, disse que, na terça e quarta-feira, a unidade de saúde rastreou 883 pacientes e, deste número, 40 testaram positivo ao PSA.

Jovita André informou que, a cada dia, os homens começam a ganhar mais consciência sobre os perigos de desenvolverem a doença e, por isso, têm aderido de livre vontade à campanha de forma massiva.

De acordo com a médica, os resultados do rastreio, além de serem preocupantes, satisfazem, porque, só desta forma, se vai conseguir ter dados reais sobre a situação do cancro da próstata em Luanda, bem como nas demais províncias onde está a decorrer a campanha.

"Depois disso, vamos ter uma panorâmica da doença no país e, de certeza, o Executivo, por meio do Ministério da Saúde, vai traçar outras estratégias de combate e controlo da doença a nível nacional”, afirmou.

Já no Hospital Geral de Viana "Bispo Emílio de Carvalho”, a directora de enfermagem, Leya Ndombele, informou que foram atendidos 666 homens, sendo que 100 acusaram positivo ao teste de PSA.

Leya Ndombele frisou que os pacientes que testarem positivo ao PSA vão ser submetidos à ecografia e uma biopsia da próstata, e caso tenham necessidade de realizarem uma ressonância magnética, serão transferidos ao Hospital Geral de Cacuaco.

Ao fim da campanha de rastreio do cancro da próstata, todos os pacientes que obtiverem resultados positivos em Luanda vão beneficiar de uma cirurgia robótica ou uma cirurgia aberta, dependendo do nível da lesão tumoral.

Vale recordar que as cirurgias robóticas começam a ser feitas no dia 5 deste mês, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-pulmonares Cardeal Dom Alexandre de Nascimento.

Além de Luanda, a campanha de rastreio do cancro da próstata está a ser realizada, em simultâneo, nos hospitais gerais do Bengo "Reverendo Guilherme Pereira Inglês”, de Cabinda "Ervanário Luís Gomes Sambo” e no Hospital Central da Huíla "Dr. António Agostinho Neto”.

O cancro da próstata é o tumor maligno que afecta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pénis. O cancro da próstata é dos frequentes na população masculina, sendo o segundo em termos de mortalidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade