Sociedade

Dia Mundial da Saúde Oral: Efeméride realça higiene oral no bens-estar da pessoa

O mundo celebra hoje o Dia Mundial da Saúde Oral, sob o lema “Tenha orgulho da sua boca: valorize e cuide da saúde oral”, com o intuito de aumentar a consciencialização das pessoas e incentivâ-los a cuidarem mais da higiene bucal.

20/03/2023  Última atualização 06H05
Dia Mundial da Saúde Oral: Efémede realça higiene oral no bens-estar da pessoa © Fotografia por: DR

A data, instituída em 2007, pela World Dental Federation (FDI), procura, também, inspirar as pessoas a perceberem a importância da saúde bucal à saúde geral para uma vida mais longa e saudável.

As doenças bucais afectam cerca de 3,5 mil milhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. A crescente carga das doenças orais exige acção em todos os níveis, desde o individual, ao familiar e comunitário.

Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contacto directo com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas na boca e nos dentes. É importante ressaltar que essas doenças têm relação directa com o fumo, consumo de álcool e com a má alimentação.

Atualmente, a higiene bucal é o melhor meio de prevenção contra cáries, gengivite e periodontite, além prevenir o mau hálito. A higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde dos dentes e da boca.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade