A edição deste ano do Prémio Palanca Negra Gigante galardoou, sábado último, em Luanda, cinco profissionais da Edições Novembro, proprietária do Jornal de Angola e outros títulos.
A Polícia de Intervenção Rápida (PIR) é uma força de referência nacional cujos efectivos têm demonstrado coragem, determinação e bravura no cumprimento das missões, ao longo de 31 anos de existência, considerou, domingo, em Luanda o comandante-geral da Polícia Nacional.
O mundo celebra hoje o Dia Mundial da Saúde Oral, sob o lema “Tenha orgulho da sua boca: valorize e cuide da saúde oral”, com o intuito de aumentar a consciencialização das pessoas e incentivâ-los a cuidarem mais da higiene bucal.
A data, instituída em 2007, pela World Dental Federation (FDI), procura, também, inspirar as pessoas a perceberem a importância da saúde bucal à saúde geral para uma vida mais longa e saudável.
As doenças bucais afectam cerca de 3,5 mil milhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. A crescente carga das doenças orais exige acção em todos os níveis, desde o individual, ao familiar e comunitário.
Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contacto directo com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas na boca e nos dentes. É importante ressaltar que essas doenças têm relação directa com o fumo, consumo de álcool e com a má alimentação.
Atualmente, a higiene bucal é o melhor meio de prevenção contra cáries, gengivite e periodontite, além prevenir o mau hálito. A higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde dos dentes e da boca.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPor ocasião do 31.º aniversário da Polícia de Intervenção Rápida(PIR), que hoje se assinala, o Comandante geral da Polícia nacional, Arnaldo Manuel Carlos enalteceu o papel importante que este órgão desempenha na sociedade.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
Quem compra um terreno infra-estruturado não está autorizado a revender, sem que tenha construído. O alerta é do presidente do conselho de administração da Empresa de Gestão de Terrenos Infra-estruturados (EGTI), Pedro Ivo Cristóvão.
O ministro zambiano da província ocidental do Mungu, Capelwa Mbangweta, defendeu na última quinta-feira na visita à cidade do Luena, capital do Moxico, que Angola e Zâmbia “devem cooperar na produção de cereais” existentes naquela província do Leste.
Quatro novas fábricas que actuam no ramo de reciclagem, calçado, bens alimentares e bebidas serão, ainda este ano, inauguradas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela-Benguela (PDICB), na província de Benguela, juntando-se às 26 unidades fabris já existentes.
O contributo da República Popular da China no processo da diversificação económica de Angola e o alargamento da cooperação sino-angolana no sector cultural foram destacados, em Yuwu, pelo professor e analista político Almeida Henriques, como factores determinantes para o país ultrapassar a dependência do petróleo.
A Polícia de Intervenção Rápida (PIR) é uma força de referência nacional cujos efectivos têm demonstrado coragem, determinação e bravura no cumprimento das missões, ao longo de 31 anos de existência, considerou, domingo, em Luanda o comandante-geral da Polícia Nacional.