Opinião

Dia da Meteorologia

Além de se assinalar o 35º aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale, hoje, 23 de Março, é o Dia Mundial da Meteorologia, uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre.

23/03/2023  Última atualização 06H20

A meterologia tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo. Ou seja, estuda os fenómenos que ocorrem na atmosfera e as interações entre seus estados dinâmicos, físico e químico, com a superfície terrestre subjacente. Com a observação do que ocorre na atmosfera, os serviços de meterologia também servem de grande utilidade para os sectores da agricultura, saúde, águas, aviação, entre outros.

Angola tem uma instituição que estuda os processos atmosféricos e trata da previsão do tempo. Na era colonial, chamava-se Serviço Meteorológico de Angola. A partir de 1981, passou para Instituto Nacional de Hidrometerologia e Geofísica de Angola e, desde 2004, até agora denomina-se Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola, com a sigla INAMET.

Com os serviços que presta, o INAMET salvaguarda a vida humana e bens materiais, através do monitoramento e previsão do tempo regulares e de emissão de alertas de tempestades de diversos fenómenos atmosféricos. O instituto realiza, também, serviços com a finalidade de alavancar a economia nacional, nos sectores da agricultura e recursos hídricos que são de suma importância nas actividades de pesca, indústria e energia, transportes marítimo, terrestre e aéreo, nas actividades desportivas e de lazer, entre outros.

O INAMET tem, igualmente, grande utilidade no domínio da saúde. No âmbito do projecto de modernização implementado em parceria com a Meteo France Internacional, subsidiária do Serviço Nacional de Meteorologia de França, o INAMET tem um Centro Climático Nacional (NCC, a sigla em inglês), composto por diversos serviços de modelagem, nomeadamente para a agricultura, alterações climáticas e saúde. Este último modelo está em fase de implementação e vai assistir os serviços de saúde na prévia informação sobre possíveis focos de malária em diversas localidades do país, como adiantou, em entrevista ao Jornal de Angola, o director-geral do instituto, João Maria de Sousa Afonso.

Por isso, desengane-se quem pensa que o INAMET existe apenas para tratar da previsão do tempo. Há muito mais serviços oferecidos por este instituto além da observação atmosférica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião