Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
A França registou pelo segundo dia consecutivo protestos espontâneos nas principais cidades contra o projecto de Lei que aumenta a idade de reforma de 62 para 64 anos, sendo que em Paris pelo menos 60 manifestantes foram detidos.
Tal como no dia anterior, milhares de pessoas, muitas destas jovens, manifestaram-se na emblemática Praça da Concórdia (Place de la Concorde, em francês), sem que o evento tenha sido promovido por um partido ou sindicato.
Além de 61 detenções, cinco Polícias ficaram feridos nos protestos na capital francesa, noticiou a agência Efe.
Durante a mobilização civil, foi feita uma grande fogueira, onde foram queimadas imagens com o Presidente Emmanuel Macron, que acusam de "virar as costas” à democracia ao aprovar a reforma sem votação da Assembleia Nacional.
O protesto terminou com a intervenção da Polícia de Choque, que cercou com agentes toda a praça.
Outras cidades, como Toulouse, Bordeaux, Lyon e Estrasburgo também registaram manifestações.
Durante o dia, os trabalhadores de saneamento que fizeram greve também bloquearam uma estação de colecta de lixo que abriga o maior incinerador da Europa, enquanto os estudantes universitários saíram das salas de aula para se juntarem às greves que afectaram diversos sectores profissionais.
Na quinta-feira, logo após a aprovação da polémica reforma, as tensões foram ainda maiores, pois as forças de segurança detiveram centenas de manifestantes, a maioria em Paris.
Os protestos resultaram em vários carros e mobiliário urbano incendiados.
Os sindicatos que organizaram greves e marchas contra o aumento da idade de reforma disseram que mais comícios e manifestações estão marcadas para os próximos dias.
Entre os artigos mais polémicos desta nova lei está o aumento da idade da reforma para 64 anos ou 43 anos de descontos, mas também o fim dos regimes especiais existentes para os trabalhadores dos Transportes, da Energia ou mesmo do Banco de França, assim como a adopção de um contracto especial para promover o emprego de pessoas com mais de 60 anos.
Macron fez das mudanças às leis de reforma a principal prioridade do seu segundo mandato, argumentando que estas alterações são essenciais para tornar a economia francesa mais competitiva e evitar a falência do sistema de segurança social.
Se uma eventual moção de censura ao Governo for aprovada na Assembleia Nacional, a proposta de alteração legislativa fica em causa e o Governo será obrigado a renunciar, o que não acontece desde 1962.
Nesse cenário, Macron pode optar por voltar a indicar a Primeira-Ministra, Elisabeth Borne, que poderá escolher o novo Governo.
Contudo, a aliança de partidos do centro liderada por Macron tem a maioria na Assembleia Nacional, tornando difícil a aprovação de uma moção de censura.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove mineiros da República Democrática do Congo foram resgatados com vida de uma mina de ouro, em Kivu do Sul, após um desabamento, devido às chuvas fortes que se fizeram sentir na região, último sábado, noticiou, esta terça-feira, a Lusa.
O ministro da Segurança Nacional israelita anunciou que a controversa proposta de reforma judicial, que está na origem dos protestos que se registam nas ruas de diversas cidades do país, foi suspensa por várias semanas.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.