Economia

Dezembro de 2022: “Multicaixas” registam em levantamentos mais de 300 mil milhões de kwanzas

Os multicaixas registaram, em Dezembro de 2022, um movimento de 18,5 milhões de operações, com um valor de levantamento estimado em mais de 300 mil milhões de kwanzas, o que totaliza, no controlo dos 12 meses do ano, ao menos, cerca de quatro biliões.

07/01/2023  Última atualização 07H40
Usuários dos serviços recorrem mais à rede multicaixa © Fotografia por: DR

Segundo os números da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) disponíveis na sua página institucional, Agosto, com 14,4 milhões de operações e Janeiro com 16,3 milhões são os meses que se juntam a Dezembro como os de maiores movimentos registados.

Nos últimos quatro meses (Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro), a tendência de levantamentos de dinheiro nos multicaixas é crescente, o que revela uma preferência cada vez maior dos utentes em fazer recurso a esta opção de atendimento não presencial nos balcões das distintas agências.

Em relação às compras, no mês de Dezembro o registo é de 37,1 milhões de operações e mais de 700 mil milhões de kwanzas registados. Os meses de Novembro, Agosto e Janeiro, com 30,7 milhões de operações de compras sinalizadas pelo sistema seguem-se. A partir dos dados da Emis, estima-se que em Dezembro estavam activos 119.965 Terminais de Pagamento Automáticos (TPA). Em relação às Caixas Automáticos, aos dados são de 2021 e revelam estarem activos naquela data 3.247 caixas.

Serviços mais confiáveis

A rede multicaixa assegura todo o processo de emissão de cartões, desde a produção lógica através de cálculos de segurança e a gestão da base de dados da rede, até à produção física dos cartões bancários e das respectivas cartas PIN.

O serviço é iniciado no banco emissor, com a atribuição do cartão a um cliente bancário, associado a uma conta de depósitos à ordem. Com esse cartão é facultado ao titular da conta o acesso à rede multicaixa, sendo que a sua autenticação é feita sempre através do respectivo PIN.

A oferta actual da rede multicaixa cobre toda a cadeia de valor de emissão e processamento de cartões bancários (débito, crédito ou pré-pagos) da marca doméstica multicaixa e de marcas internacionais como a Visa e Mastercard.

O Multicaixa Express (MCX Express) é um canal mobile interbancário que permite associar um conjunto de cartões Multicaixa à aplicação móvel MCX Express.

A inovadora aplicação MCX Express oferece ao utente de cartões bancários Multicaixa serviços e funcionalidades como pagamentos, transferências bancárias, consultas, pedido de levantamentos sem cartão, ou gestão de cartões, através do telemóvel e que lhe permite ter o seu cartão multicaixa sempre à mão. Faça já o download da App, na App Store ou na Play Store do seu dispositivo.                             

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia