Cultura

Dez concorrentes disputam Festival da Canção de Luanda

Amilda Tibéria

Dez concorrentes disputam, sexta-feira, a partir das 19h00, no pátio da TV Zimbo, na capital do país, os lugares cimeiros da 25ª edição do Festival da Canção de Luanda, que este ano tem como tema “O perfume do tempo nas canções da nossa vida”.

21/09/2022  Última atualização 07H40
Festival vai destacar a premiação máxima para o compositor © Fotografia por: dombele bernardo| edições novembro

O director de produção do Festival da Canção de Luanda, Paulo Costa, em declarações ao Jornal de Angola, disse que a presente edição do evento tem como destaque a premiação e classificação máxima para o compositor.

O espectáculo terá início com uma homenagem em memória ao primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, cujo centenário de nascimento se comemorou no último sábado.

O alinhamento do festival prevê os habituais momentos de apresentação dos dez concorrentes, que vão interpretar canções de suas autorias e de outros músicos da praça angolana. Tratam-se de Tody Abicano que vai interpretar o tema "Na Lengui”, Emily Diabanza "O amor é tudo”, Melainy "Arrumação”, Rosa Aires "Nós e as ruas”, Jairo Oceano "Rasto de beija-Flor”, Zinga Sona "Cassula”, Naurica "Zungueira”, Manfer Júnior "Tempestade”, Joelson Missula "Casa Comigo” e Diwara "O mundo”.

Paulo Costa explicou que será um encontro geracional de artistas, através da apresentação de temas de épocas distintas, desde cantores que iniciaram as suas carreiras nos anos 60 e de jovens em plena fase de afirmação, com músicas muito interessantes e de muita qualidade, inclusive, dos próprios intérpretes, uns são intérpretes e compositores e outros intérpretes de canções de outros compositores.

"O festival tem como grande novidade o convidado especial, que contracena com os jovens cantores, e a rapsódia que vai juntar grandes vozes do nosso meio artístico”, disse o director de produção desta edição.

O Festival da Canção de Luanda, mais do que um concurso anual de compositores e cantores, é um movimento cultural que envolve outras formas de expressão artística, como a dança, o teatro, a poesia, os executores de instrumentos musicais de precursão, metais e de cordas, para além de artes complementares como luminotécnica, cenografia e sonoplastia. O Festival da Canção de Luanda é um puro e desafiante encontro de artes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura