Desporto

Dez atletas moçambicanos nadam Meeting de Luanda

Job Franco

Jornalista

Dez nadadores moçambicanos estão confirmados, visando a disputa da primeira edição do Torneio Internacional de Natação de meio fundo e fundo e de águas abertas, marcado de 27 a 29 do corrente, na piscina olímpica do Complexo de Alvalade, em Luanda.

20/01/2023  Última atualização 09H14
© Fotografia por: DR

Abdual dos Santos, Mason Chen, Martha Mphumo, Nemzi Albino, Kelly Pereira, Cleyton Munguambe, Lonel Vasco, Ukay António, Filipa Xavier e Rany Langa, são os dez nadadores moçambicanos convocados que compõem a delegação que vêm das terras do Índico.

Segundo a organização, além dos moçambicanos também já confirmaram presença a delegação portuguesa constituída por quatro atletas, nomeadamente Mário Bonança, Rafael Gil, Ricardo Brás e Miguel Rodrigues, que podem disputar as provas de mar em águas abertas.

Por outro lado, em relação à participação de países convidados, designadamente Brasil,  Zâmbia, Namíbia e África do Sul, o Jornal de Angola apurou junto de uma fonte do Comité organizador que até ao momento não se manifestaram aos convites.

O programa de competição contempla dois dias de natação pura na piscina olímpica do Complexo de Alvalade, em quatro sessões, nos períodos da manhã e da tarde, que abre o certame, nos dias 27 e 28 do corrente.

Na Piscina de Alvalade disputam as provas dos 50, 100 e 200 metros livres, bruços, costas e mariposa e as estafetas 4X100 metros estilos e livres. A natação pura fica completa com as provas dos 400 metros estilos e livres e 1500 e 800 metros livres e as estafetas 4X100 metros livres e estilos.

No dia 29, a Ilha de Cabo recebe os concorrentes nacionais e estrangeiros para a prova do mar em águas abertas nas distâncias de 1500, 3000 e 5000 milhas náuticas, todas com o formato de triângulo.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Arbitragem da Associação Provincial de Natação de Luanda (APNL), André Neto, garantiu que está tudo acautelado no que concerne à realização da prova de mar. 

"Temos 80 por cento das condições criadas. Na terça e sexta-feira reunimos para tratar dos trâmites inerentes à realização da prova”, disse. Na ocasião, o dirigente revelou que a Polícia Nacional, Serviço  de Protecção Civil e Bombeiros e Instituto Nacional de Emergência Médica de Angola (INEMA) já foram contactados para garantir a segurança durante a disputa do torneio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto