Sociedade

Detidos técnicos do INSS por desvio de 12 milhões de kwanzas

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve esta quarta-feira (20) dois técnicos do Instituto Nacional de Segurança de Social (INSS) por desvio de 12 milhões de kwanzas dos pensionistas.

22/10/2021  Última atualização 13H54
© Fotografia por: DR

Para o acesso a estes valores os suspeitos trocavam o IBAN de alguns dos reformados, cujas irregularidades foram verificadas na sequência de denúncias à Inspecção Geral do Estado (IGAE) o que resultou num trabalho de inspecção, noticiou a RNA. 

"Fruto de um trabalho de inteligência inspectiva a Direcção de Denúncias Queixas e Reclamações da IGAE tomou conhecimento de dois funcionários do INSS que estavam a beneficiar indevidamente de uma pensão de reforma em prejuízo dos funcionários que descontaram durante anos”, contou Frederico Lima da IGAE.

O responsável explicou ainda que os técnicos da IGAE acompanhados pelo SIC deslocaram-se ao INSS onde foi confirmado a acção dos cidadãos Francisco Albino e Amílcar Daniel que exerciam as funções de técnicos de programação e inserção dos pensionistas respectivamente.

"Os dois funcionários aproveitando-se do acesso ao sistema de pagamento dos pensionistas descontaram ao Estado ao receberem paulatinamente pensões de reformas indevidas de pensionistas, entre os quais alguns já falecidos”, disse Frederico Lima.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade