Regiões

Detidos supostos burladores das redes sociais e ATM

Silvino Fortunato

Uma rede de supostos burladores, que operava a partir da capital do país, Luanda, através das redes sociais e pelos ATM, foi desmantelada durante operações realizadas entre os dias 20 e 24 deste mês de Janeiro, pelo Serviço de Investigação Criminal da província do Uíge (SIC), apurou o Jornal de Angola.

28/01/2023  Última atualização 11H13
Suposto grupo causou fraude de cinco milhões de kwanzas © Fotografia por: Victor Pedro | Edições Novembro

Segundo o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, o grupo, que causou a fraude de cinco milhões de kwanzas a dois cidadãos no Uige, engendrava as suas operações através das redes sociais e da troca de cartões de multicaixa  nos ATM. "Nas redes sociais criavam plataformas falsas para a activação de aplicativos de Multicaixa Express, através do Facebook”.

Com o mecanismo, os presumíveis meliantes, que tinham como cérebros dois indivíduos, igualmente detidos, se serviam do mecanismo e procedimentos tecnológicos para burlarem ou roubarem os cidadãos, tendo até ao momento, segundo dados que disse estarem à disposição do SIC, defraudaram os cerca de cinco milhões de kwanzas pertencentes a dois cidadãos residentes na cidade do Uíge. 

As detenções ocorreram depois de receberem duas denúncias de um professor reformado e de uma cidadã, que foram alvo das operações dos delinquentes em dois ATM da cidade do Uíge. "Os implicados fingiam estar em filas nos ATM, ficando muito próximo das pessoas que estivessem a realizar o manuseamento dos aparelhos e aproveitavam, por qualquer deslize dos cidadãos, para memorizarem os códigos dos cartões multicaixa”, disse, adiantando que os cidadãos foram detidos num dos postos de controlo da Polícia Nacional depois que as suas viaturas foram identificadas pelas vítimas.

Os denunciantes informaram ter suspeitado de dois cidadãos que estiveram muito próximo delas, mas que não acediam aos ATM, dando sempre prioridade a pessoas que chegavam depois deles, retirando-se depois em uma viatura, para o município do Negage, no Uíge, onde teriam feito os levantamentos e as transferências dos referidos valores.

Depois de serem detidos foram levados aos ATM onde os denunciantes estiveram, tendo-se então confirmado as suas identificações e confessados os crimes.

Por outro lado, Zacarias Fernando informou ter o Serviços de Investigação Criminal desmantelado duas outras redes de associação criminosa composta por 9 elementos que se dedicavam no cometimento de vários crimes na via pública e em residências com o recurso a armas de fogo.

Na detenção dos referidos indivíduos a Polícia recuperou duas destas armas de fogo do tipo AKM com os respectivos carregadores e suas munições.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões