O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje ao investimento em economias sustentáveis para os oceanos, alegando que isso ajudará a produzir seis vezes mais alimentos e 40 vezes mais energias renováveis do que se consegue actualmente.
O líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Ibrahim al Qurashi, foi detido na cidade de Istambul, Turquia, avançou hoje o portal de notícias turco Odatv.
De acordo com o 'media' turco, a detenção ocorreu na semana passada, no âmbito de uma operação internacional que foi preparada em segredo.
Durante a detenção, foram recuperadas informações relevantes sobre o grupo terrorista, segundo o portal, citado pelas agências internacionais.
O portal Odatv afirma que o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Ergogan, anunciará nos próximos dias a detenção e dará mais pormenores sobre a mesma.
A informação foi divulgada pelo jornalista Toygun Atilla, um proeminente repórter com contactos importantes com a polícia.
Segundo as informações hoje avançadas, Abu Ibrahim al Qurashi estava a ser vigiado há vários dias.
A detenção do líder jihadista foi feita por uma unidade de agentes antiterrorismo, na casa onde vivia em Istambul.
O líder do EI foi alegadamente detido sem resistência e está agora a ser interrogado pelos serviços secretos turcos.
Abu Ibrahim al Qurashi foi eleito como novo líder do EI em Março passado, depois do grupo ter confirmado a morte de Abu Ibrahim al Hashimi al Qurashi em 03 de Fevereiro, num ataque norte-americano no noroeste da Síria.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Secretário-Geral das Nações Unidas pediu ontem desculpa às novas gerações pela falta de atenção dada pelas gerações mais velhas e decisores políticos aos oceanos, sublinhando que ainda se está a caminhar lentamente para reverter o problema.
Os países do G7 vão desenvolver um mecanismo para limitar o preço do petróleo russo e tentar restringir o acesso da Rússia a recursos industriais no sector da defesa, disse hoje um alto funcionário norte-americano.
O Presidente do Quénia, Uhuru Kennyatta, apelou, nesta segunda-feira, à construção “urgente” de uma economia baseada nos oceanos, defendendo que, se forem mais bem geridos, poderão produzir seis vezes mais alimentos e 40 vezes mais energia renovável.
O comandante da Missão de Treinos da União Europeia (UETM) em Moçambique considera que a reposição da segurança no Norte “está no caminho certo”, mas “até a situação estar completamente controlada, ainda vai demorar muito tempo”.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.