Opinião

Cartas dos Leitores

Água e luz Muito já se disse e escreveu sobre água e luz em Luanda, dois serviços que conhecem altos e baixos, de tempos em tempos, quer por culpa dos fornecedores dos serviços, quer por culpa dos consumidores. Mas as coisas tendem a melhorar.

03/08/2021  Última atualização 10H00
O fornecimento de água e luz, particularmente  no que diz respeito à iluminação pública, começa a dar sinais de melhoria em alguns bairros de Luanda e isso é muito bom. É verdade que muito ainda falta por se fazer na grande maioria dos bairros de Luanda, mas tal como sucede com tudo um pouco, as coisas tendem a melhorar aos bocados.


Em todo o caso, ainda acho que o fornecimento podia ser melhor caso os consumidores ganhassem consciência sobre um facto muito simples, ou seja, o serviço apenas melhora se regularmente pagarmos o consumo, mesmo nas condições em que o serviço é fornecido. Insisto, mesmo nas condições em que o serviço é prestado, ele nunca devia deixar de ser pago porque entendo que se trata de um momento passageiro.


Não acredito que a manutenção dos pagamentos, sem interrupção, levaria a continuação do actual estado de coisas. Pelo contrário, julgo que se formos regulares a pagar a EPAL vai melhorar o serviço gradualmente. Agora, o que se passa na verdade é uma espécie de fingimento entre as partes em que um, aparentemente, faz de conta que paga e o outro faz de conta que fornece o serviço.


E esta realidade leva a uma outra, um verdadeiro ciclo vicioso em que uns alegam que não pagam ou fazem-no quando podem porque o serviço não melhora, enquanto que da parte da fornecedora do serviço reclama-se que o serviço continua, em muitos casos, mal fornecido por falta de pagamentos regulares. E desta realidade, se não despertarmos a tempo,  nunca vamos sair, nem daqui a 100 anos.

Muitos que reclamam do serviço de água e energia, nas condições em que os dois são fornecidas, nunca abdicam dos mesmos, razão pela qual podem também continuar a pagar com regularidade as facturas de consumo da água e da luz, nas condições em que são fornecidas.


A ideia, muitas vezes divulgada, segundo a qual as pessoas resistem a pagar com regularidade a água e luz porque o serviço nunca é alegadamente fornecido com a qualidade e quantidade não ajuda porque dificilmente o serviço vai melhorar com essa mentalidade. Mesmo nas condições em que nos é fornecida, sou da opinião de que devemos sempre procurar pagar as nossas contas para que as entidades gestoras se sintam encorajadas a melhorar o serviço.


Ao que me consta, o consumo de água e luz continua a ser subvencionado pelo Estado na medida em que, como sabemos, nós, os consumidores, não pagamos valores de consumo proporcionais aos custos de produção.


E nem temos consciência dessa realidade, mas quando as entidades gestoras, em determinadas circunstâncias, decidem ajustar os preços as manifestações de descontentamento acentuam-se em todo o lado, inclusive ironicamente nas comunidades onde poucos pagam regularmente as contas da água e luz. Isso é um problema sério que, como sói dizer-se na gíria popular, "que estamos com ele", tratando-se igualmente de uma situação que precisa de dar lugar a uma nova mentalidade. Reflictamos sobre os nossos comportamentos porque grande parte da insustentabilidade em que se encontra o serviço de fornecimento de água e luz depende também e muito do papel dos contribuintes. Muitas vezes, queremos apenas ver o lado de quem fornece o serviço, mas recusamo-nos estar na pele de quem não recebe em tempo útil os pagamentos e que fica condicionado no atendimento. Lucrécia Silva | Quifica