Opinião

Cartas dos Leitores

Problemas de Luanda Sabemos todos que Luanda tem muitos problemas. Sabemos também que muitos problemas de Luanda existem há muito tempo sem resolução. Vivo em Luanda há muitos anos e vi passar muitos servidores públicos pela governação de Luanda.

05/07/2021  Última atualização 05H45
A pergunta que muitos residentes de Luanda fazem é a seguinte: o que se passa afinal em Luanda para que nenhum governador ou governadora consiga resolver problemas básicos de uma província com cerca de oito milhões de habitantes? Tenho tomado nota das reclamações de muitos residentes da capital do pais, por via da comunicação social, a queixarem-se da falta disto e daquilo.

Os principais problemas de Luanda estão identificados. Há problemas ao nível da iluminação pública, do abastecimento de água potável e do saneamento básico. No domínio da distribuição de energia eléctrica foram dados passos importantes, que importa enaltecer. Raramente se verificam hoje cortes de energia. Que se olhe para os nossos jardins. Luanda precisa de muitos jardins. Muita gente não se esquece de um governador de L:uanda que prestou muita atenção aos jardins. Há coisas básicas e simples que podem ser feitas em Luanda. Não é preciso muita ciência. É só vontade de fazer as coisas.
Que se afastem as pessoas que travam o processo de tornar Luanda numa província boa para se viver. Que os nossos melhores quadros que conhecem bem Luanda, por aí viverem, ou por terem estudado os seus problemas nas suas variadas vertentes, sejam chamados para darem contributos à melhoria das condições de vida das suas populações. Engrácia Magalhães|Bairro da Terra Nova



Assaltos a residências
Tem sido frequente no meu bairro, o Prenda, os assaltos a residências. Os gatunos entram em residências e ficam muitas horas a praticar assaltos sem receio de que a polícia possa aparecer. Os assaltantes sabem que, mesmo havendo denúncia por telefone de assalto, a polícia chega tarde. Sei que a policia tem feito muito para neutralizar os meliantes, quando tem essa possibilidade. Penso que a nossa policia que actua nos municípios deve dispor de meios (carros, para só citar estes meios) para fazer face com celeridade à criminalidade. Não se deve dar espaço aos bandidos. Se houver acções rápidas da polícia nos casos de assaltos no bairros, muita coisa pode mudar. A vida começa nos municípios, tem-se dito. Que a policia nos municípios tenha todas as condições necessárias para neutralizar os criminosos. As pessoas exigem segurança pública eficiente.Lucas André |Prenda