Opinião

Cartas dos Leitores

Ensino primário e secundário Um professor universitário que dá aulas no quinto ano de um curso superior lamentou, recentemente, o facto de ter alunos que não sabiam escrever correctamente a língua portuguesa. Esse professor defende que se deve prestar atenção ao ensino primário e secundário.

30/06/2021  Última atualização 09H29
Há pessoas que entendem que se devem concentrar no ensino primário e secundário os melhores professores, para que os alunos tenham bases sólidas para poderem fazer, sem grandes dificuldades, o curso universitário. Há quem ache que dar aulas no ensino primário e secundário é desprestigiante. Eu, a exemplo de muitas outras pessoas, não penso assim. Sou também da opinião de que se deve valorizar, e rapidamente, o professor do ensino primário e secundário. Se se fizer isso, daqui a alguns anos teremos bons alunos no ensino superior. Não podemos condescender com a má qualidade do ensino primário e secundário. Que se formem continuamente os professores desses níveis de ensino para que possam contribuir para a resolução dos problemas que temos na educação de base.
Engrácia Alfredo| Ingombota


Reclamações dos cidadãos

Tenho o hábito de ouvir rádios privadas e noto que muitos cidadãos recorrem a elas para fazer reclamações. Sugiro que os nossos servidores públicos tomassem nota dessas reclamações para melhorar o seu desempenho nos sectores em que trabalham. Os cidadãos conhecem bem os problemas dos seus bairros e municípios. Vale a pena os servidores públicos, em particular, os administradores municipais e distritais, saberem das suas reclamações. Se eu fosse administrador, não perderia a oportunidade de saber o que os cidadãos pensam do município ou do distrito que dirijo. Um servidor público deve preocupar-se com a vida daqueles a quem tem a obrigação de servir. Quando somos nomeados para cargos públicos, devemos em primeiro lugar na identificação dos problemas das pessoas e na sua resolução. É que os que muitas vezes os cidadãos exigem é a resolução de problemas que não implicam elevadas despesas. Sou a sugerir que as pessoas, com cargos públicos, prestem constantemente atenção às reclamações dos cidadãos que são veiculadas por via de rádios privadas. Já agora gostava de saber se os servidores públicos têm o hábito de ler as reclamações que recebem por escrito dos cidadãos.
Herculano Lucas |Bairro da Petrangol

Especial