Economia

IGAPE publica as contas de 55 empresas públicas

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) disponibilizou, na sua página oficial, os relatórios e contas de 2018 de 55 empresas públicas, incluindo a Endiama, Sonangol, Angola Telecom, TAAG e ENDE.

08/10/2019  Última atualização 16H27
DR

Para além das referidas empresas, as contas reportadas correspondem a participações nos sectores dos recursos minerais e petróleos, energia e águas, transportes, financeiro, telecomunicações, defesa nacional, construção, economia, pescas, comunicação social, comércio, agricultura e florestas, ordenamento do território e habitação e administração pública e segurança social.
O IGAPE tem a responsabilidade de gerir e acompanhar as participações do Estado nas empresas de domínio público, controlo das participações minoritárias do Estado, monitorização e controlo dos activos financeiros do Estado, dos fundos públicos e a gestão dos empréstimos concedidos pelo Estado.
Os activos do Estado definem-se como sendo todos os direitos e bens móveis (equipamentos) e imóveis (activos imobiliários), in-cluindo os recursos financeiros (activos financeiros), que se enquadram no conceito de propriedade do Estado. O Sector Empresarial Público integra um total de 81 empresas (70 empresas públicas, oito empresas de domínio público e três participações minoritárias).

Especial