A Cabinda Shipping Services (Cabship), que opera no sector petrolífero, anunciou, em nota de imprensa, ter assinado ontem, em Ulsan, Coreia do Sul, acordos com as companhias locais DSHI e DB Group, para estabelecerem operações conjuntas.
A finalidade do acordo, afirma o documento, é o da preparação de propostas, obtenção de contratos e execução de projectos petrolíferos em terra e no mar, bem como utilizar a capacidade e a experiência das partes na indústria de petróleo e gás em Angola.
No acordo, as empresas DSHI e DB Group são responsáveis pela gestão de projectos, fabricação, aquisição de itens de longo prazo, transporte e instalação, pré- comissionamento e assistência de comissionamento.
A Cabship é responsável por toda a logística local, contratação e subcontratação, suporte técnico e de engenharia, gestão da construção, vendas e marketing, bem como o apoio à infra-estrutura.
O acordo foi assinado pelos presidentes da Cabship, DSHI e DB Group, João Filipe, S Y Jung e T Y Choi. Sendo o primeiro, fundador e presidente da Cabship, presidente da DSHI e presidente da DB Grupo respectivamente.
João Filipe é citado na nota a declarar-se “entusiasmado” com o acordo que dá à Cabship acesso ao segmento “offshore” e na indústria de transporte de construção pesada, com a DSHI e DB Group.
“ Com o tempo, a nossa indústria angolana beneficiará desta colaboração através da transferência de competências e do know-how”, afirma o responsável, considerando que “essa partilha de conhecimentos irá apoiar-nos na criação de capacidade local para a construção e fabricação”.
Os campeões em título, Senegal, não tiveram qualquer dó, nem piedade, e golearam, por 5-1, a selecção de Moçambique, na sexta-feira, na terceira jornada do Grupo L, a contar para o apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar na Côte d'Ivoire, em 2024.
As autoridades locais mostraram-se preocupadas numa palestra que teve lugar, na última quinta-feira, no Luena, no Moxico, em função do aumento dos casos de crimes cometidos através das redes sociais.
A Guiné-Bissau alcançou, esta sexta-feira, em Abuja, no Estádio Nacional Moshood Abiola, contra a Nigéria, orientada por José Peseiro, um triunfo histórico, por 1-0, no encontro do grupo A, referente ao apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN) do próximo ano, na Côte d'Ivoire.
A embaixada de Angola na Rússia celebrou, na última quinta-feira, em Moscovo, o Dia da Libertação da África Austral, assinalado a 23 de Março, soube hoje o JA Online através de uma nota enviada.