Economia

AGT pede aos quadros cobranças diligentes

O presidente do Conselho de Administração da AGT, Sílvio Burity, solicitou aos funcionários do Serviço Regional Tributário da Lunda-Sul mais diligência no atendimento aos contribuintes, com vista a cumprir as metas da arrecadação de receitas, preconizadas pelo Orçamento Geral do Estado (OGE).

20/04/2019  Última atualização 17H50
Vigas da Purificação | Edições Novembro © Fotografia por: Presidente do Conselho de Administração da AGT, ao centro

Um texto reproduzindo declarações de Sílvio Burity, tidas como orientadoras para os funcionários da Administração Geral Tributária (AGT), insta-os a arrecadar recursos financeiros que garantam a sustentabilidade da despesa pública, funcionamento das instituições, pagamento dos salários dos funcionários públicos e melhoria das condições de vida das populações.
O responsável alertou para a criação de estratégias para a melhoria dos níveis da arrecadação de receitas, reforçando a ideia de que os funcionários devem ter em atenção a cobrança de impostos para a Conta Única do Tesouro. “Tem de haver mudança, o funcionário público deve evoluir para servidor público. Não basta dizer ao contribuinte que existe a lei e deve cumprir, mas mostrar-se disponível para ajudá-lo a cumprir as suas obrigações fiscais”, disse.
Sílvio Burity alertou para a necessidade de continuar-se a trabalhar para o alcance dos objectivos traçados para o alargamento da base tributária no país.
O presidente do Conselho de Administração da AGT lembrou os esforços que têm sido executados para a instalação de novos programas informáticos como o Sistema Integrado de Gestão Tributária (SIGT) e o Asycuda World, que serão usados em todas as regiões tributárias. “Temos de ultrapassar os problemas de comunicação para a melhoria do exercício da nossa actividade”, acrescentou.
O responsável salientou os esforços do Executivo na implementação do IVA que vão exigir dos profissionais de contabilidade e das empresas mais dinamismo e organização.
O Front Office e o Portal do Contribuinte, outros dois softwares da AGT, também constituem ferramentas que permitem ao contribuinte efectuar pagamentos sem sair de casa.

Especial