Política

José Eduardo dos Santos passa a general de Exército

O Presidente da República, João Lourenço, promoveu o ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, ao posto de militar de general de Exército, licenciando-o à reforma, de acordo com a decisão publicada em Diário da República.

22/04/2018  Última atualização 08H43
DR © Fotografia por: José Eduardo dos Santos deixou Presidência em 2017

A decisão consta da Ordem 9/18 do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, e Presidente da República, publicada no dia 19 deste mês.
José Eduardo dos Santos, actualmente com 75 anos, foi Presidente da República durante 38 anos, e por inerência de funções comandante-em-chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA). Nas últimas eleições gerais, no ano passado, não concorreu ao cargo, cedendo o lugar a João Lourenço, que venceu o pleito.
O ex-Presidente da República continua na liderança do MPLA, com João Lourenço como vice-presidente. José Eduardo dos Santos anunciou que vai abandonar a vida política activa este ano.
Numa outra ordem, 12/18 de 19 de Abril, foi confirmada a já anunciada promoção de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, que faleceu em 1979, naquelas funções, a título póstumo igualmente ao grau militar de general de Exército.
A decisão, agora oficializada, de promover o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, ao grau militar de general de Exército foi aprovada a 9 de Março, numa reunião do Conselho de Segurança Nacional.
O Presidente João Lourenço publicou também a ordem para licenciar à reforma, por limite de carreira, o general de Exército Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, que no Governo de José Eduardo dos Santos ocupou o cargo de ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República.
João Lourenço licencia à reforma os oficiais generais José Fernando, Luzia Bibiana de Almeida Sebastião e Francisco Simão Bento. O Presidente promoveu,  a título póstumo, os oficiais generais João José Afonso da Silva ao Grau Militar de General e Plácido Ramiro da Costa ao Grau Militar de Brigadeiro.

Especial