Política

Nacionalismo de “Dino Matrosse” retratado em livro

O livro “Nacionalista Julião Mateus Paulo Dino Matrosse” será lançado amanhã na União dos Escritores Angolanos, em Luanda.

22/03/2018  Última atualização 08H31
José Soares| Edições Novembro

  A obra, de 256 páginas, faz parte da colecção Biblioteca da História e foi editada pela Mayamba Editora. O preço de lançamento é de 3.500 kwanzas.
Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, que em 2016 lançou o livro “Memórias”, nasceu a 30 de Dezembro de 1942 na província do Bengo. Em 1962, devido à repressão colonial, interrompe os estudos, abandona o País e ingressa as fileiras do MPLA (4 de Janeiro de 1963).
Em 1966, com os demais companheiros do MPLA, entra em Angola pela província de Moxico, e vive em Angola, na clandestinidade, dedicado aos diversos cargos que o MPLA lhe incumbe e à luta armada pela independência de Angola, o que acontecerá em Novembro de 1975.
Tem formação superior em Ciência Política e em Direito. Exerceu diversos cargos, de entre eles, director nacional dos Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Indústria e Energia; comissário político nacional adjunto das FAPLA; membro do Conselho da Revolução; Deputado à Assembleia do Povo; vice-ministro para a Defesa Nacional; ministro de Segurança do Estado. É um dos vice-presidentes da Internacional Socialista. Em 2003, foi reeleito para o Comité Central.

Especial