Política

Joseph Kabila acredita embaixador angolano

O diplomata angolano José João Manuel “Jota” apresentou sábado, em Kinshasa, as Cartas Credenciais ao Presidente Joseph Kabila, que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República Democrática do Congo (RDC).

04/09/2017  Última atualização 08H48
Eduardo Pedro | Edições Novembro © Fotografia por: José João Manuel foi recebido pelo Chefe de Estado da RDC

Durante a audiência, o embaixador angolano trocou impressões com o Chefe de Estado congolês sobre as relações bilaterais e a necessidade do aprofundamento das mesmas, sobretudo a sua dinamização nos domínios económico e das trocas comerciais.
Na cerimónia, realizada no Palácio Presidencial, o novo embaixador fez-se acompanhar do ministro conselheiro Alberto Cabongo. O diplomata José João Manuel já representou a República de Angola em Israel e nas Repúblicas da Sérvia, Bulgária e Roménia.
O novo embaixador foi apresentado no mês passado, em Kinshasa, à comunidade angolana residente no país vizinho. A cerimónia de apresentação, que juntou cerca de 400 angolanos na sede da Casa da Comunidade Angolana no Congo (CAC), foi presidida pelo ministro conselheiro da embaixada, Alberto Cabongo. O embaixador Manuel “Jota” disse, na altura, sentir-se orgulhoso por ser escolhido pelo Presidente José Eduardo dos Santos para cumprir mais uma missão diplomática na República Democrática do Congo, um pais irmão e amigo.
“Os angolanos que residem cá, na República Democrática do Congo, devem sempre ter no coração o país e a Embaixada vai estar  sempre à sua disposição para os ajudar”, frisou o diplomata.
A semana passada, o Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos , enviou uma mensagem ao seu homólogo da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, onde agradece o apoio prestado a Angola durante o processo de preparação e promoção da candidatura para a inscrição do Centro Histórico de Mbanza Kongo na lista do Património Mundial da UNESCO.
De acordo com a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, que fez a entrega  da missiva, Angola e a República Democrática do Congo devem trabalhar em comum com vista ao aprofundamento dos valores culturais e a promoção do turismo cultural e científico em Mbanza Kongo.

Especial