Desporto

Talentos desfilam no Cazenga

Manuela Mateus

A quadra Adriano Moreira, no município do Cazenga, acolhe no próximo dia 29 a final da segunda edição da fase nacional do torneio internacional de basquetebol 3x3 denominado “The Muzadi Tour Angola 2017”, numa promoção do antigo jogador da selecção nacional, Victor Muzadi.

19/04/2017  Última atualização 08H49
DR © Fotografia por: Torneio visa descobrir talentos com a prática do basquetebol de rua nas comunidades

Os finalistas são Samba Aquare e Team PVS do bairro Nelito Soares, Mong Block e Durant (Calemba, Sapu Arena), Amigos do Emanuel e Team Amizade (Centralidade do Sequele), assim como Cacuaco Ballers e Mafak Basket do município do Cazenga, onde teve início a eliminatória.
Esta edição contou inicialmente com a participação de 12 equipas repartidas em dois grupos. Cada formação da prova, que visa massificar o basquetebol de rua nos municípios, possui quatro jogadores. A eliminação é directa e em cada etapa qualificaram-se dois conjuntos, até se encontrar os finalistas. De recordar que o “The Muzadi Tour Angola” é um torneio homologado pela FIBA, que tem como foco revelar talentos nas competições a nível do mundo, nos moldes de 3X3, com periodicidade anual. Em Angola, o The Muzadi Tour é um torneio pioneiro desta plataforma desportiva urbana, disponível também no Senegal.
O torneio tem como mentor Victor Muzadi, ex-atleta olímpico e campeão africano de basquetebol. É o actual secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL), embaixador de Angola de boa vontade para a luta contra a tuberculose, pelo Ministério da Saúde, e “basketball Scout”, recrutador de talentos para o basquetebol pela organização internacional SMWW Worldwide.
A presente edição conta com o patrocínio do BCI e o apoio do Banco Keve, Pura Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e APBL. O principal objectivo é o crescimento do desporto e o alargamento de oportunidades nas comunidades, usando o basquetebol como veículo de divulgação dos valores e “fair play”.

Especial