Desporto

Lubango reúne condições para acolher zonal de boxe

A cidade do Lubango tem condições “adequadas” para acolher o Campeonato Africano da Zona V, a acontecer de 25 de Abril a 31 Maio próximo, disse quinta-feira o presidente da Federação Angolana de Boxe, Carlos Luís, na capital da província da Huíla.

19/03/2017  Última atualização 07H40
José Soares | Edições Novembro © Fotografia por: Elenco federativo tem confiança no nível competitivo evidenciado pelos atletas nacionais

Esta declaração foi feita à Angop, no final de uma visita de dois dias, com a finalidade de avaliar as condições para a realização da prova.
O líder do boxe nacional explicou que a comissão da Federação avaliou os dois pavilhões (Benfica do Lubango e Senhora do Monte), onde vai decorrer o campeonato. Considerou plenas as condições para acolher os combates. Acrescentou que o Lubango dispõe também de hotéis de qualidade que podem albergar as delegações dos 13 países da região da SADC, assim como em termos de segurança e de transporte. Assinalou que na reunião de quarta-feira com o governador provincial, Marcelino Tyipinge, a comissão obteve a promessa dos “apoios necessários”, estando a Direcção da Juventude e Desportos a acompanhar “todos os movimentos” da preparação do evento.
Este apoio junta-se ao do Ministério da Juventude e Desportos, conforme sublinhou Carlos Luís, sem avançar detalhes. Entretanto, uma comissão técnica da Confederação Africana de Boxe visita o Lubango no fim do mês, para avaliar as condições, informou o dirigente federativo.
Quanto à presença da Selecção Nacional na prova, o objectivo da Federação é melhorar o terceiro lugar obtido no torneio anterior. Para alcançar a meta, Carlos Luís apoia-se no facto de terem atletas “em várias categorias com uma boa técnica e vontade de competir”.
Além disso, apontou como vantagem a integração de treinadores cubanos, que na sua opinião “poderão ser uma mais-valia” para o combinado nacional.