Desporto

Cidade do Lubango acolhe os nacionais

Manuela Mateus

A cidade do Lubango, província da Huíla, acolhe, a partir de hoje até dia 15 do corrente, os campeonatos nacionais Sub-16 de basquetebol masculino (29ª edição) e feminino (27ª).

06/01/2017  Última atualização 09H41
M. Machangongo | Edições Novembro © Fotografia por: Jovens talentos mostram qualidades tácticas e técnicas durante a competição na Huíla

Com a participação de 16 equipas provenientes de Luanda, Benguela, Huambo, Cuanza Sul e da anfitriã, sob a égide da Federação Angolana da modalidade (FAB).
De acordo com o comunicado, a que o Jornal de Angola teve acesso, assinado pelo secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Diogo Gomes, estão confirmadas as presenças do Petro do Huambo, Sporting e 1º de Maio de Benguela, Petro de Luanda, 1º de Agosto, Progresso Sambizanga, ASA, Recreativo do Libolo e Benfica do Sumbe, em masculinos.
Em femininos, disputam a prova as formações do Benfica do Lubango, Sporting e Inter, ambas de Benguela, Formigas do Cazenga e  Interclube. As partidas, segundo Diogo Gomes, serão disputadas nos pavilhões da Nossa Senhora do Monte e do Benfica do Lubango. Os 13 juízes, todos de categoria nacional, vão apitar a prova, a decorrer em duas fases, a primeira no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se para a final as quatro primeiras para a seguinte. As caravanas começaram a escalar ontem a cidade do Lubango.
O Complexo Escolar 14 de Abril é o lugar escolhido pela associação para albergar as comitivas participantes. “As delegações com disponibilidade financeira podem ser livres de ficar alojadas nos diferentes hotéis e hospedarias da cidade”, sublinhou Diogo Gomes.
De acordo com o programa, depois da apresentação e desfile das equipas, a mensagem de boas vindas é proferida pelo governador provincial da Huíla, João Marcelino Tchyipinge. Está igualmente contemplado um dia de folga, que vai ser dedicado a visitas a lugares turísticos da região. Na edição 28ª, em masculinos, o ASA foi o vencedor e o Inter de Benguela conquistou em femininos.

Especial