O preço do milho, no município da Caconda, na província da Huíla, continua a baixar, fruto da boa produção de cereais e da regularidade da chuva que se faz sentir, informou o Governo daquela região, esta semana.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 20 e 26 anos de idade foram detidos, esta semana, no município de Menongue, província do Cuando Cubango, por assalto a residências e estabelecimentos comerciais.
Pelo menos duas centenas de engenhos explosivos não detonados entre os quais minas anti-tanque e anti-pessoal, morteiros de 60, 81 e de 82 mm, granadas, projécteis de RPG-7, M21, canhão 57, bem como munições de diversos calibres, foram destruídos hoje, em Oshindungulu (Cunene) pelo Instituto Nacional de Desminagem.
De Acordo com o chefe do departamento provincial, Paulo Toukomdjele, os engenhos explosivos não detonados foram recolhidos na localidade de Sanje, Nakahambo, Nanhanga, Ekelo, Oshatotwa, Mwongowakalhenga, Nondungu-Kassala, Lukonduana e Santa-Clara, numa extensão de 8.781.547 metros quadrados livres de mina, o que permitiu a construção de escolas, furos de água, postos médicos, estradas, plataforma logística e o reassentamento da população.
Paulo Toukondjele apontou constrangimentos como a inexistência de croquis de aéreas minadas, excessiva contaminação com metais em muitas aéreas de trabalho, a existência de répteis e insectos venenosos em alguns locais de trabalho, sítios alagados em tempo de chuva, falta de recursos financeiros e de logística e escassez de água.
Segundo o responsável durante o ano passado foram registados 47 incidentes que resultaram na morte de 18 pessoas, na sua maioria crianças, e 29 feridos. Disse que algumas pessoas foram vítimas na tentativa de abrir projécteis para retirar supostamente mercúrio.
O chefe do departamento destacou como perspectivas, fazer o levantamento técnico de todas áreas tidas como suspeitas, desminar as áreas prioritária do governo provincial, continuar a sensibilizar à população sobres o risco de minas.
Para o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Apolo Ndinoulenga, a destruição dos engenhos explosivos demonstra o empenho das brigadas de desminagens que estão a trabalhar na limpeza do território para dar lugar a construção de infra-estruturas sociais e lavras.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto Superior Politécnico da Catepa, em Malanje, colocou, hoje, no mercado de trabalho a primeira geração de licenciados formados nas especialidades de Ciências Sociais e Humanas, com um total de 203 graduados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Assembleia Nacional (AN) deu, esta sexta-feira, em Luanda, “luz verde”, ao Projecto de Resolução que aprova a “composição definitiva” da Mesa que a compõe e, com a medida, garante trabalhar de forma “coesa”, em nome do interesse nacional.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
A Agência de Protecção de Dados (APD) foi criada, em Outubro de 2019, para fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos. Para funcionar, a instituição necessita de um orçamento que permita a adopção de meios humanos e materiais para realizar cabalmente as suas atribuições orgânicas.