As aulas nas Instituições do Ensino Superior públicas, paralisadas devido à greve interpolada, vão ser retomadas no princípio do próximo mês, confirmou, em Luanda, o secretário de Estado para o Ensino Superior.
A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
Angola destacou os desenvolvimentos registados no quadro da prevenção do crime e justiça criminal no país, com destaque para o combate à corrupção, durante a 32ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre a Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CCPCJ), que decorre desde segunda-feira até hoje, em Viena, Áustria.
Os dados foram apresentados pelo secretário de Estado para a Justiça, Evaristo Solano, que chefia a delegação angolana neste evento, durante a participação de Angola na sessão plenária.
Evaristo Solano falou do reforço da qualidade da democracia e da realização do Estado de Direito, que, como avançou, tem priorizado a recuperação dos activos conseguidos indevidamente, que têm servido para o financiamento de importantes iniciativas governamentais voltadas para a melhoria das condições de vida das populações.
No capítulo do ambiente, a delegação angolana reafirmou o compromisso do país em continuar a trabalhar em estreita colaboração com os parceiros públicos e privados.
No seguimento do pronunciamento dos Presidentes de Angola, Gabão e Malawi e com a aprovação da Resolução 31/1, adoptada em Maio de 2022, o secretário de Estado para a Justiça ressaltou que a delegação angolana tem vindo a liderar o processo de elaboração de um Acordo Global para o combate ao tráfico das espécies da vida selvagem, que pode dar cobertura às espécies fora dos anexos da CITES, tendo convidado os Estados-membros da CCPCJ a apresentarem as suas visões e propostas relacionadas com a prevenção e combate aos crimes de vida selvagem.
O evento, realizado à margem da sessão plenária, pela organização Born Free, com o suporte de Angola e do Peru, permitiu fazer uma avaliação mais geral do posicionamento dos Estados-membros, relacionado com as questões da necessidade de salvaguarda das espécies, de modo geral e, em particular, da necessidade de instituições fortes para a protecção da biodiversidade.
A delegação angolana presente neste evento, que decorre no Centro Internacional de Conferências das Nações Unidas, integra, igualmente, a secretária de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Francisco Coelho, representantes dos sectores da Justiça e Direitos Humanos, do Ambiente, Procuradoria-Geral da República, Ministérios da Defesa Nacional e dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Unidade de Informação Financeira, bem como da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Viena.
A Comissão das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal reúne, anualmente, em Viena, para orientar as actividades da Organização das Nações Unidas no campo da prevenção ao crime e justiça criminal, bem como analisar os padrões e normas da organização nesta área, incluindo o seu uso e aplicação pelos Estados-membros, actuando por meio de resoluções e decisões adoptadas.
Nesta 32ª sessão da CCPCJ, está a ser colocado um acento tónico nas questões ligadas ao Crime Organizado Transnacional e seus Protocolos, os instrumentos internacionais para prevenir e combater o terrorismo, além de outros relacionados com a prevenção do crime e justiça criminal.
Outros assuntos que mereceram atenção, ao longo da sessão, foram os mecanismos de aprimoramento de protecção infantil, as contribuições para se atingir a meta do desenvolvimento sustentável, no geral, e em particular, a meta 16, sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.