Sociedade

Destacado o papel da engenharia na promoção da qualidade de vida

Engrácia Francisco

Jornalista

O bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA) destacou, quarta-feira, em Luanda, o papel da engenharia na promoção da qualidade de vida da população.

30/11/2023  Última atualização 10H32
Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola, Paulino Neto © Fotografia por: DR
Paulino Neto avançou, no acto de abertura do V Congresso Internacional dos Engenheiros de Angola, que desde a revolução industrial até à era da digitalização, testemunha-se a evolução da engenharia moldando cidades, facilitando a comunicação, garantindo acesso aos recursos vitais e promovendo a qualidade de vida.

"Os temas do congresso reflectem a intersecção entre a engenharia, a transformação inovadora e o impacto directo na vida de cada indivíduo na sociedade. O objectivo é juntar os especialistas do sector de forma a impulsionar a engenharia e a usar em prol do avanço social e desenvolvimento sustentável”, disse.

Actualmente, referiu, a tecnologia é um instrumento de engenharia aliada a criatividade humana que tem um potencial infinito para desencadear as mudanças necessárias e tornar o mundo mais seguro, justo, inclusivo e próspero.  

"A responsabilidade ética deve ser o alicerce das acções, assim como a segurança. É preciso ainda assegurar que os processos tradicionais sejam revistos para melhor atender as reais necessidades das comunidades em busca da maior eficiência energética e de recursos”, destacou.

Sob o lema "Engenharia, Inovação e Sociedade”, o acto de abertura contou com a presença da  secretária de Estado das Ciências, Tecnologias e Inovação. No primeiro dia do encontro foram abordados aspectos ligados à segurança, saúde ocupacional e ambiente, numa organização partilhada com a Ordem dos Engenheiros de Portugal, com a participação de especialistas de Portugal, Moçambique, África do Sul, Brasil, Namíbia, EUA e Alemanha.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade