O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, manteve, hoje, em Juba, reuniões, separadas, com os ministros dos Petróleos, Puot Kang Chol, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mayiik Ayii Deng, da República do Sudão do Sul, para abordar questões ligadas à cooperação bilateral.
O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Thisekedi, aterrou, em Luanda, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado pela primeira dama, Denise Tshilombo, para um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.
Um colóquio organizado pela Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa destacou sexta-feira, em Berlim, as reformas estruturais encetadas pelo Presidente da República, João Lourenço, realçando que servem de “boa base para desenvolver relações com a Alemanha”.
Segundo Kerstin Nielsen, do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros, falando em representação do Estado de Baden-Wurttemberg, na cerimónia de encerramento dos três dias da actividade sobre "visões do futuro nos países da CPLP”, Angola mudou de paradigma desde a chegada ao poder de João Lourenço em 2017.
"Com as reformas económicas estruturais e os esforços do Governo para combater a corrupção, Angola está a tornar-se cada vez mais interessante, enquanto mercado para empresas alemãs, também pelo facto da União Europeia estar a negociar com Angola um acordo de investimento sustentável”, sublinhou.
Kerstin, que atende Angola, Moçambique e Zâmbia, na Diplomacia Federal, disse também que a Alemanha seguiu com maior interesse as Eleições Gerais de Agosto último e manifestou a vontade de trabalhar com o Governo em áreas importantes para ampliar a cooperação, especialmente, económica.
Para a Alemanha, Angola oferece um potencial considerável, sobretudo, nas áreas das energias renováveis, das terras raras e na agricultura.
Por seu turno, ao discursar na mesma sessão, em videoconferência, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, referiu que o papel da Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa, em três décadas, é dar visibilidade à África na Alemanha.
Fundada há 37 anos, a Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa trabalha na divulgação de informação e no fortalecimento das relações entre a Alemanha e as nações africanas de língua portuguesa, com particular destaque para Angola e Moçambique.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP sublinhou, hoje, o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e reconciliação em África, durante a primeira reunião que contou com a participação dos Países Observadores Associados da comunidade acreditados na Guiné Equatorial.
Os embaixadores de Angola e dos Estados Unidos da América, acreditados na Namíbia, mantiveram, hoje, um encontro de cortesia, em Windhoek, durante o qual abordaram a intenção de ambos Governos privilegiarem as relações económicas e empresariais.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.